Univates e Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo oficializam projeto Pianos Livres

Postado as 08/01/2024 14:37:46

Por Natalia Nissen

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo oficializaram um projeto que tem como principal objetivo estimular o interesse pela música, especialmente pelo piano. O Pianos Livres conta com dois instrumentos disponíveis para o público, localizados no hall do Prédio 1 e no foyer do Teatro Univates.

Para fomentar a prática, ensaios do Vocal Univates junto aos pianos e programações paralelas ao longo do ano serão parte do projeto. Ainda no ano passado, o projeto integrou as atividades do Espaço Univates na 17ª Feira do Livro de Lajeado.

Musicistas, entusiastas da arte e demais interessados que passarem pelo campus podem participar do projeto de forma gratuita e sem necessidade de agendamento prévio para utilização dos pianos.

Saiba mais

Em 2008, o artista britânico Luke Jerram iniciou o projeto "Play me, I'm yours" em Birmingham, no Reino Unido. Quinze pianos foram instalados em espaços públicos para que as pessoas pudessem experimentá-los e tocar músicas. Ao longo de três semanas, estima-se que mais de 140 mil pessoas tenham participado do projeto, umas tocando e outras simplesmente prestigiando quem estava ao piano. Desde então, mais de mil pianos personalizados por artistas e comunidades locais já foram instalados em 37 cidades em todo o mundo, em espaços como pontos de ônibus, parques e praças.

Logo ods-17