Natalia Nissen

Museu de Ciências apresenta exposição sobre fauna encontrada no campus da Univates

Postado as 23/01/2024 09:10:14

Por Natalia Nissen

O Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com uma nova exposição aberta à comunidade. A mostra apresenta diferentes espécies de animais silvestres que circulam pelo campus universitário.

A exposição é resultado de quatro meses de observação realizada em atividades de campo durante a pesquisa do professor e biólogo Dr. Luiz Liberato Corrêa com seus alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, de Arroio do Meio, com colaboração do curso de Ciências Biológicas da Univates, por meio da professora Dra. Liana Johann e do acadêmico Mathias Höfstatter.

Natalia Nissen

Armadilhas fotográficas equipadas com sensores de movimento foram distribuídas em diferentes áreas do campus da Univates e captaram a presença de animais silvestres como ouriço-cacheiro, preá, tatu-galinha, mão-pelada, paca e bugio-ruivo. Além dos banners informativos com as imagens registradas, a exposição também conta com itens do acervo do Museu sobre a fauna local, como animais taxidermizados.

A exposição tem como objetivos proporcionar ao público o conhecimento das diversas espécies que compõem a fauna local e conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção dos animais. A paca, o bugio-ruivo e o gato-do-mato, exemplos flagrados durante a observação, são considerados animais ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul.

Visitação

O Museu de Ciências Univates está localizado na sala 100 do Prédio 8, no campus da Univates, em Lajeado. A exposição pode ser prestigiada por todos os interessados e a visitação é gratuita. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Atividades de férias

O MCN também oferece atividades especiais para as famílias durante o período de férias escolares. A oficina Brincando de Paleontólogo é destinada a crianças de 3 a 8 anos de idade acompanhadas de um responsável. Nessa atividade, os participantes simulam uma escavação para descobrir o que há escondido na caixa de areia.

Já a oficina MCN no Labrinque - Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca da Univates oportuniza a exploração de jogos pedagógicos de diferentes temáticas. A oficina também é aberta para crianças de 3 a 8 anos acompanhadas de um responsável.

Para participar das atividades é necessário realizar agendamento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br. As oficinas são gratuitas.

Logo ods-15