Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação/Acervo pessoal

Diário de bordo / Expedição à Antártica / Parte IV

Postado as 25/01/2024 11:53:54

Por Lucas George Wendt

O professor e pesquisador na Universidade do Vale do Taquari - Univates André Jasper embarcou, no dia 23 de novembro, em uma missão científica à Antártica como parte de projetos de pesquisa que integra. De lá, o Jasper narra a experiência em um Diário de Bordo.

Retorno ao Brasil

Divulgação/Acervo pessoal

14/01/2024, domingo - Após 35 dias acampados, fomos resgatados de James Ross no dia 12 de janeiro. Uma operação de resgate de acampamento por helicóptero dura entre 8h e 10h, sendo que todo o material trazido por nós deve retornar para o Brasil. Além disso, no meu caso foram 4 caixas de amostras, cada uma pesando aproximadamente 60kg. Este material ficará no navio e seguirá diretamente para o Porto de Rio Grande, onde chega em abril deste ano. O resgate iniciou às 15h e chegamos ao navio por volta das 22h30min. 

Os pesquisadores e montanhistas são os últimos a retornar. Após a chegada no navio a prioridade é um bom banho. Após todo este tempo acampados (e sem banho) é necessário voltar ao padrão mínimo aceitável para a convivência coletiva. É claro que nem tudo se resolve “na primeira lavagem”, e acho que ainda preciso de mais dois ou três banhos para efetivamente poder dizer que a missão está completa. Fomos recebidos com uma refeição boa e quente, mesmo com o adiantado da hora. 

Neste momento estamos fundeados em frente à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), já nas Ilhas Shetland do Sul. O Ary Rongel está realizando atividades de transbordo de mantimentos e combustíveis para a estação, já na perspectiva de preparação da estação para o período do inverno. Ao que tudo indica, devemos iniciar o retorno para Punta Arenas entre amanhã (15) e terça (16), para aproveitar a janela de condições favoráveis do Drake.

Mas, como eu me conheço, mesmo nas melhores condições, eu certamente terei que ficar na horizontal ao longo da travessia. Sou uma criatura da terra, não do ar nem do mar. O balanço, mesmo que mínimo, realmente me derruba. Bom, agora falta pouco para chegarmos no Brasil. Logo mais estaremos de volta e teremos muitas histórias para contar, além de continuarmos o trabalho iniciado aqui! Um forte abraço!

André Jasper

Pesquisador do LPEB/MCN/PPGAD/Univates

Saiba mais

Jasper, que trabalha com os temas da Paleobotânica e Paleoambientes, lidera o Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas (LPEB) do Museu de Ciências (MCN) da Univates, e é vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). 

Sua visita ao continente gelado tem com objetivo a coleta de fósseis visando o desenvolvimento de estudos que contribuirão para o avanço da ciência e também para aprimorar o entendimento sobre as paleofloras de Gondwana (grande continente que incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul) e o impacto dos paleoincêndios vegetacionais no Cretáceo (145 milhões e 66 milhões de anos). 

O pesquisador já havia participado da OPERANTAR 12, há 30 anos, como bolsista de Iniciação Científica (IC). Hoje, retorna como pesquisador. As investigações que desenvolve na Univates estão vinculadas aos cursos de graduação em Ciências Biológicas, ao LPEB, ao MCN e ao PPGAD. 

Jasper também é integrante da equipe do projeto PALEOANTAR, iniciativa sediada no Museu Nacional e vinculada ao Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR que, anualmente, apoia, em média, cerca de 20 projetos de pesquisa em diversas áreas como oceanografia, biologia, glaciologia, geologia, meteorologia, entre outras. Os projetos são selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira aqui a parte I, a parte II e a parte III do relato. 

-

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods