Formação de professores em Carlos Barbosa garante atualização para docentes do município

Postado as 09/02/2024 12:35:17

Por Lucas George Wendt

Prefeitura de Carlos Barbosa

A Administração Municipal de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, a primeira formação continuada de docentes do município do ano de 2024. A formação, destinada aos monitores e auxiliares das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), foi realizada ao longo dos três dias, com as atividades sendo distribuídas nos turnos da manhã e tarde, na sede da Universidade do Vale do Taquari - Univates em Carlos Barbosa e no Centro Cultural Mãe de Deus.

As formações realizadas pela Univates foram desenvolvidas nos dias 29 e 30.

No dia 29, as atividades oferecidas abordaram os temas da ludicidade e da educação, proporcionando  uma visão sobre como integrar elementos lúdicos ao processo educativo. Também foram exploradas as possibilidades lúdicas da consciência fonológica na Educação Infantil.

No dia seguinte (30), as atividades enfocaram a importância do brincar e de sua integração à rotina na Educação Infantil. Também foi feita uma sessão sobre comunicação não violenta para educadores, destacando a importância da comunicação empática e eficaz na relação com as crianças.

No geral, a formação teve ênfase na ludicidade como base das práticas pedagógicas na Educação Infantil, abordando desde o acolhimento até o estímulo por meio de jogos e brincadeiras, com intencionalidade pedagógica para promover aprendizado. O brincar foi destacado como eixo estruturante da ação pedagógica na escola, contribuindo para o desenvolvimento e o estímulo da aprendizagem.

Segundo a secretária da Educação, Eliani Lanzarini, “A criança é de uma natureza moldável, como uma massinha de modelar, e tudo aquilo que a gente fizer, disser e como fizer vai impactar na construção da personalidade e no desenvolvimento da aprendizagem”.

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, será realizada uma nova formação, desta vez destinada aos educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Os encontros serão realizados no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), nos turnos da manhã e da tarde.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4