Divulgação/Univates

Professores do Rio Grande do Sul iniciam o ano letivo com formações promovidas pela Univates

Postado as 22/02/2024 13:38:10

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Diversos municípios gaúchos das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Serra e Litoral Sul iniciaram o ano letivo de 2024 com formações de professores promovidas pela área de Assessorias Pedagógicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculadas ao Crie Univates. As atividades foram realizadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul, como: Vespasiano Corrêa, Relvado, Arroio do Meio, Capitão, Carlos Barbosa, Nova Bréscia, Arroio do Tigre, Montenegro, Progresso, Coronel Pillar, Putinga, Venâncio Aires, Taquari, Travesseiro e Tavares - esta última, distante cerca de 350 km de Lajeado e situada no Litoral Sul.

As formações, que contaram com a participação de monitores, professores dos anos iniciais e finais, abordaram temáticas específicas de acordo com as necessidades de cada município, acontecendo entre os meses de janeiro e fevereiro. Entre as temáticas mais demandadas, e que nortearam o trabalho desempenhado pela Universidade, estiveram a alfabetização, fluência e compreensão leitora e letramento matemático.

Divulgação/Univates

O objetivo das formações foi preparar os professores para o novo ano letivo, oferecendo ferramentas e estratégias para lidar com os desafios da educação contemporânea. Além dos de voltados à alfabetização e letramento, também foram abordadas metodologias ativas de aprendizagem, avaliação formativa, gestão de sala de aula, educação inclusiva e tecnologias digitais na educação. As formações foram ministradas por um coletivo de professores vinculados à Univates com vasta experiência em cada área temática.

Divulgação/Univates

“Percorrer diferentes regiões e conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes das secretarias de educação de cada município tem sido uma experiência enriquecedora em todos os sentidos”, destaca a professora Grasiela Kieling Bublitz, que coordena as formações. “Além de divulgar o trabalho realizado pelas licenciaturas da Univates no que diz respeito à formação docente, nossos professores conhecem diferentes realidades e vivenciam práticas diversificadas, o que representa um impacto significativo para quem está vinculado à Educação. Posso afirmar que a cada formação aprendo um pouco mais com a experiência dos professores que estão na sala de aula”.

A formação continuada é um processo recorrente para o desenvolvimento profissional dos professores e equipes que trabalham na área da Educação. Ela permite que os professores e demais profissionais se mantenham atualizados com as últimas tendências da educação, aprimorem suas práticas pedagógicas e reflitam sobre sua atuação em sala de aula, focando em necessidades pontuais para cada contexto municipal.

Logo ods