Univates recebe estudantes de cinco países em intercâmbio acadêmico

Postado as 11/03/2024 09:26:59

Por Natalia Nissen

Estudar, conhecer a cultura regional e brasileira e interagir com pessoas diferentes. Estes são os principais objetivos de um grupo de estudantes estrangeiros que chegou ao Brasil recentemente para frequentar um semestre de aulas na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Além de 13 novos intercambistas, outros três estão em prorrogação do semestre 2023B. Os estudantes são oriundos da Argentina, Colômbia, México, Noruega e Portugal.

Desde a semana passada, o grupo participa de uma programação especial de boas-vindas, chamada de Welcome Week, organizada pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI). As atividades visam familiarizar os estudantes às rotinas da Universidade e também à cultura local.

Divulgação

Os intercambistas participaram de almoço típico, tour na Univates, oficinas para aprenderem a usar os serviços disponíveis para os alunos, e também tiveram aula sobre história e cultura brasileira. Ao longo do semestre, eles também podem frequentar aulas de português para estrangeiros.

Fiama Catherine Cuellar Triviño é uma das intercambistas e esta é a primeira experiência no Brasil. Estudante de Administração em Segurança e Saúde Ocupacional na Corporación Universitaria Minuto de Dio (Uniminuto), na Colômbia, cursa um semestre do curso Técnico em Segurança do Trabalho na Univates.

Arquivo Pessoal

“A cultura e a diversidade do Brasil sempre me chamaram a atenção. Estou entusiasmada com a oportunidade de mergulhar na cultura brasileira, aprender sobre sua história e aproveitar a diversidade que o país tem a oferecer. Além disso, estou animada para melhorar meu português e conhecer pessoas amigáveis que me ajudarão a me adaptar e entender melhor a vida no Brasil. Tenho certeza de que minha experiência de intercâmbio será enriquecedora e memorável”, afirma a estudante.

Sobre a Univates, Fiama conta que se surpreendeu com a estrutura e organização. O intercâmbio será uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos profissionais sobre segurança no trabalho, aperfeiçoar o idioma e conhecer a cidade de Lajeado. “Uma cidade linda e que, até agora, nos acolheu de uma forma muito bonita”, ressalta.

Já Liliana Ribeiro dos Santos cursa o último semestre da graduação em Nutrição no Instituto Politécnico de Leira - Escola Superior de Saúde, em Portugal. Pela primeira vez no Brasil, conta que as pessoas são muito receptivas e simpáticas. Para a intercambista, a experiência é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos com tamanha diversidade de culturas.

Arquivo Pessoal

Quanto à Univates é um mundo. É enorme, tem muitos lugares, bem como é notável a preocupação com o conforto dos estudantes. Ao mesmo tempo é ótimo compreender como os estudantes podem trabalhar e gerir o seu tempo e a realização do seu curso.
Liliana Ribeiro dos Santos, intercambista.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17