Lucas George Wendt

Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas inicia nesta semana

Postado as 12/03/2024 12:35:27

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O 1º Fórum Técnico Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas tem como tema “Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e a Governança das Águas” e ocorrerá na cidade de Caxias do Sul de forma híbrida (atividades presenciais e on-line).

O Fórum é promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade do Vale Taquari - Univates, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Caxias do Sul.

O evento será uma oportunidade de diálogo, de debate e de capacitação a profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, além de um espaço para a apresentação de trabalhos técnicos e de celebração dos 25 anos de existência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

O evento será aberto à participação de todos os interessados no tema, como uma oportunidade de diálogo, de debate e de capacitação, com foco nos aspectos relevantes decorrentes de eventos climáticos extremos, segurança hídrica e suas interfaces com a sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos.

Também será uma oportunidade para  discutir os compromissos e responsabilidades dos entes dos Sistemas de Recursos Hídricos, usuários, população e Estado, visando a disponibilidade de água em quantidade e com qualidade para os diferentes usos demandados pela sociedade.

No total, a bacia Taquari-Antas engloba 119 municípios gaúchos, onde residem cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Veja os detalhes do evento

Datas do evento: 15/03, 15/04, 15/05, 06/06 e 07/06/2024.

Local:

Presencial: Universidade de Caxias do Sul (rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Caxias do Sul)

Transmissão on-line: Canal no Youtube da UCS (@UCSEducacional)

Inscrições:

Prazo: até 07/06/2024

Site para inscrições: https://www.even3.com.br/taquariantas/

Valor: R$ 20,00

A inscrição deve ser feita para receber certificado de participação ou de apresentação de trabalhos.

Carga horária do evento: 20 horas

Certificação: Sim. Haverá controle da frequência presencial e remota e por apresentação de trabalhos.

Programação:

15/03 - Lançamento do evento

9h às 12h: Painel "A governança das águas na bacia hidrográfica". Modalidade: híbrida

15/04 - Palestra

19h40min às 21h: Modelagem de eventos extremos de inundações na bacia hidrográfica do rio Taquari-Antas. Modalidade: on-line

15/05 - Palestra

19h às 21h: Gestão de eventos extremos nas bacias hidrográficas. Modalidade: on-line

06/06 - Aula Magna

19h30min às 21h30min: Painel - A ser divulgado. Modalidade: híbrida

07/06 - Painel e Apresentação de Trabalhos

9h às 12h30min: Reunião ordinária do Comitê Taquari-Antas e Painel com Pró-Reitores. Modalidade: presencial

13h30min às 18h: Apresentação de Trabalhos. Modalidade: presencial