Univates representa Vale do Taquari e integra programação estadual do Bicentenário da Imigração Alemã

Postado as 22/03/2024 12:12:03

Por Lucas George Wendt

Com informações da Secretaria de Estado da Cultura

Os duzentos anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma Comissão Oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite da quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Ospa, na capital gaúcha. A programação completa do ano do Bicentenário você encontra no site.

Divulgação

Entre as ações comemorativas estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. A Universidade do Vale do Taquari - Univates representa a região do Vale do Taquari na nominata de Instituições que integram a comissão e tem diversos eventos celebrativos programados para acontecer ao longo do ano. Clique aqui para conferir

A Univates é engajada com o tema por meio de ações voltadas para a pesquisa, o ensino e a extensão. No evento, em Porto Alegre, a Instituição foi representada pela vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro; pela professora e pesquisadora Márcia Volkmer e pela professora Caroline Labres Krohn.

Na ocasião do lançamento da programação, foram anunciados 11 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário. A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Segundo ela, a união em torno das festividades é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa logomarca comemorativa, mostra a coragem desse povo de deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país”, afirmou.

As ações do Bicentenário foram organizadas a partir de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia para planejar e organizar a agenda festiva.

O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, destacou ações das subcomissões temáticas que atuam nas comemorações, enfatizando que “o bicentenário não é um assunto simples”. Segundo ele, “a programação que é lançada oficialmente hoje, mas que está em curso desde janeiro, é fruto de um sonho coletivo, cheio de surpresas e diferentes tons”, afirmou.

Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, gastronomia e economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.

O Cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn, disse ser uma grande honra presenciar esse momento. Ao parabenizar o Estado do Rio Grande do Sul pela dedicação e empenho em comemorar essa data, afirmou estar “impressionadíssimo pela dedicação e também pela amplitude do trabalho da Comissão do Bicentenário, é realmente um reflexo da grandiosidade da sociedade civil aqui do Estado”.

Para ele, comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro enquanto se reconhece a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como o Brasil. “Essa simbiose de tantas origens diferentes fazem do Rio Grande do Sul, e essa grande mistura que encontramos no Brasil, um modelo para o mundo, inclusive para a Alemanha”, concluiu.

Além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, universidades, escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil também integram a Comissão.

Sedac

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods