Professores da Noruega visitam Univates para estruturar nova parceria

Postado as 25/03/2024 11:49:51

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Marina Radavelli

Representantes da University of South-Eastern Norway - USN (Universidade do Sudeste da Noruega), uma das principais instituições de ensino superior da Noruega, realizaram uma visita à Universidade do Vale do Taquari - Univates. A Univates e a USN mantêm acordo de cooperação internacional desde 2018. A visita, que ocorreu durante toda a semana, entre os dias 18 e 22 de março, teve como objetivo fortalecer os laços de colaboração entre as duas instituições e desenvolver um projeto conjunto para o programa norueguês UTFORSK.

Os professores Eivind Fauskanger - que está pela quarta vez na Univates - e Inessa Laur, da USN, foram os representantes da universidade norueguesa na visita e dedicaram-se a conhecer de perto a estrutura da Univates, bem como a estabelecer contatos com docentes, estudantes e empresas locais. O foco do projeto em desenvolvimento é fomentar a mobilidade de estudantes e professores, especialmente na área de Negócios e Gestão, além de desenvolver ações de pesquisa.

Marina Radavelli

O programa UTFORSK, promovido pelo Norwegian Directorate for Higher Education and Skills (Diretoria Norueguesa de Ensino Superior e Competências), uma agência executiva do Ministério da Educação da Noruega, oferece financiamento de até NOK 150 milhões (cerca de R$ 70 milhões na cotação da coroa norueguesa atual) para parcerias educacionais entre instituições de ensino superior na Noruega e de países como Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos da América (EUA). O prazo final para a submissão das propostas das instituições interessadas é 15 de abril.

Durante sua estadia na Univates, os professores noruegueses participaram de diversas atividades, incluindo reuniões com docentes e a reitoria, interação com estudantes dos cursos de Gestão em sala de aula, com os intercambistas, além de visitas ao Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) e ao projeto Pro_Move Lajeado.

Conforme a gestora do Escritório de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a parceria com a USN é motivo de orgulho, “pois a USN escolheu a Univates como a instituição brasileira para escrever o projeto conjunto. Além disso, são referência mundial em educação. A Noruega é um país culturalmente distinto que pode contribuir não apenas com as questões técnicas no ensino e pesquisa, mas também nas soft skills, que preparam nosso estudante para atuar em mercados globais”.

A USN

A Universidade do Sudeste da Noruega (norueguês: Universitetet i Sørøst-Norge) é uma universidade estadual do país. Possui campi em  Bø, Drammen, Kongsberg, Notodden, Porsgrunn, Rauland, Ringerike, e Vestfold. Tem cerca de 18 mil estudantes e conta com 1,6 mil professores e funcionários administrativos.

Saiba mais sobre a Noruega

A Noruega localiza-se na península da Escandinávia. Seu território é pouco povoado, com uma população de 5,46 milhões de habitantes - menos da metade da população do Rio Grande do Sul.   É, também, um dos países com maior índice de desenvolvimento humano do mundo. O país é conhecido pela sua segurança, com baixos índices de criminalidade e violência. A Noruega também tem um sistema de saúde e educação públicos de alta qualidade. A nação é frequentemente classificada como um dos melhores países para se viver.

Logo ods