Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores da Noruega visitam Univates para estruturar nova parceria

Postado as 25/03/2024 11:49:51

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Marina Radavelli

Representantes da University of South-Eastern Norway - USN (Universidade do Sudeste da Noruega), uma das principais instituições de ensino superior da Noruega, realizaram uma visita à Universidade do Vale do Taquari - Univates. A Univates e a USN mantêm acordo de cooperação internacional desde 2018. A visita, que ocorreu durante toda a semana, entre os dias 18 e 22 de março, teve como objetivo fortalecer os laços de colaboração entre as duas instituições e desenvolver um projeto conjunto para o programa norueguês UTFORSK.

 

Os professores Eivind Fauskanger - que está pela quarta vez na Univates - e Inessa Laur, da USN, foram os representantes da universidade norueguesa na visita e dedicaram-se a conhecer de perto a estrutura da Univates, bem como a estabelecer contatos com docentes, estudantes e empresas locais. O foco do projeto em desenvolvimento é fomentar a mobilidade de estudantes e professores, especialmente na área de Negócios e Gestão, além de desenvolver ações de pesquisa.

Marina Radavelli

O programa UTFORSK, promovido pelo Norwegian Directorate for Higher Education and Skills (Diretoria Norueguesa de Ensino Superior e Competências), uma agência executiva do Ministério da Educação da Noruega, oferece financiamento de até NOK 150 milhões (cerca de R$ 70 milhões na cotação da coroa norueguesa atual) para parcerias educacionais entre instituições de ensino superior na Noruega e de países como Brasil, Canadá, China, Índia, Japão, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos da América (EUA). O prazo final para a submissão das propostas das instituições interessadas é 15 de abril.

Durante sua estadia na Univates, os professores noruegueses participaram de diversas atividades, incluindo reuniões com docentes e a reitoria, interação com estudantes dos cursos de Gestão em sala de aula, com os intercambistas, além de visitas ao Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) e ao projeto Pro_Move Lajeado.

Conforme a gestora do Escritório de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a parceria com a USN é motivo de orgulho, “pois a USN escolheu a Univates como a instituição brasileira para escrever o projeto conjunto. Além disso, são referência mundial em educação. A Noruega é um país culturalmente distinto que pode contribuir não apenas com as questões técnicas no ensino e pesquisa, mas também nas soft skills, que preparam nosso estudante para atuar em mercados globais”. 

A USN

A Universidade do Sudeste da Noruega (norueguês: Universitetet i Sørøst-Norge) é uma universidade estadual do país. Possui campi em  Bø, Drammen, Kongsberg, Notodden, Porsgrunn, Rauland, Ringerike, e Vestfold. Tem cerca de 18 mil estudantes e conta com 1,6 mil professores e funcionários administrativos.

Saiba mais sobre a Noruega 

A Noruega localiza-se na península da Escandinávia. Seu território é pouco povoado, com uma população de 5,46 milhões de habitantes - menos da metade da população do Rio Grande do Sul.   É, também, um dos países com maior índice de desenvolvimento humano do mundo. O país é conhecido pela sua segurança, com baixos índices de criminalidade e violência. A Noruega também tem um sistema de saúde e educação públicos de alta qualidade. A nação é frequentemente classificada como um dos melhores países para se viver.

 

Logo ods