Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates comunica pesar pelo falecimento do médico Wilson Dewes

Postado as 26/03/2024 12:44:53

Por Redação Univates

Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Fundação Univates comunicam pesar em razão do falecimento do médico Wilson Dewes. O óbito aconteceu na noite de ontem, 25. Dewes tinha 84 anos de idade. 

Formação e trajetória

Wilson Dewes, era especialista em Otorrinolaringologia, qualificado em Cirurgia Craniofacial pelas Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvicofacial, e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Também era Membro Internacional da American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.

O médico formou-se na UFSM e, como a maioria dos médicos na época, trabalhou nos seus primeiros cinco anos no interior como Clínico e Cirurgião Geral, atuando, em especial nas emergências médicas. Sendo assim, habilitou-se também em Anestesiologia. Em 1968 iniciou-se na Otorrinolaringologia com especial dedicação à Rinoplastia. 

Entre 1978 e 1979, fez estágio em Cirurgia Plástica na Universidade de Louisville, nos Estados Unidos. No retorno foi credenciado em Cirurgia Plástica pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), antecessor do atual Sistema Único de Saúde (SUS), onde atuou recentemente. 

Como atividades de classe foi presidente da Sociedade de Medicina do Alto Taquari, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul/RS (Cremers) e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), além de presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, e líder e fundador da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, tendo sido presidente em duas gestões.

Trabalho comunitário pela região

Dewes atuou pela educação e pelo bem-estar e desenvolvimento comunitário. Na década de 1980, foi vice-presidente da  Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), entidade que antecedeu a atual Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fundação Univates), mantenedora da Univates. 

Como médico, concentrou seu interesse na correção das fissuras lábio palatinas tendo criado a Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais – Fundef, que hoje é referência nacional e centraliza a maioria dos atendimentos da área no Estado. A entidade iniciou seus trabalhos na clínica particular de Dewes em 1992 e foi crescendo. A trajetória de Dewes foi exemplo dentro e fora do RS e outros municípios tentaram criar um serviço semelhante, mas não tiveram êxito. O médico disse algumas vezes que, em Lajeado, a Fundef foi um milagre. A boa localização do município e a receptividade por parte da comunidade colaboraram e, hoje, já são 11,7 mil atendimentos de pacientes com fissuras lábio palatinas e deficiências auditivas.  O que iniciou com uma pequena equipe de profissionais voluntários, hoje conta com mais de 60 profissionais, contratados e voluntários, atuando de forma interdisciplinar com foco na reabilitação dos pacientes, buscando aprimorar a cada ano os atendimentos prestados. 

Em 2022, em obra que segue no campus da Univates, em Lajeado, Fundação Univates, Hospital Bruno Born (HBB) e Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais formalizaram um protocolo de intenções para a construção do novo ambulatório da Fundef nas Universidade. A ampliação da entidade é, também, de certa forma, um reconhecimento ao trabalho iniciado por Dewes frente à Fundef, algo que assegura a relevância e o impacto social positivo que a entidade tem. O espaço contará com investimentos da Prefeitura de Lajeado e da Secretaria Estadual de Saúde. O novo espaço possibilitará o aumento na capacidade de atendimentos prestados pela instituição e será construído em uma área cedida pela Fundação Univates.

Dewes liderou a criação e foi presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Também foi médico concursado da Secretaria de Saúde do RS e é ex-coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde,  (CRS), gestão que liderou a criação da Fundação Pró-Rio Taquari. Paralelamente à sua atividade como médico, participou de atividades comunitárias, tendo recebido o título de “Cidadão Lajeadense”. Em 2022, ele foi reconhecido como “Personalidade – Espírito Comunitário” em premiação do Grupo A Hora, a Top 100.

Dewes também foi fundador e presidente da Associação Musical Casa de Bach, entidade lajeadense voltada para a promoção das artes, em especial da música.

“O médico, especialista em cirurgia craniofacial, empreendedor, amante das artes e da cultura Dr Wilson Dewes deixa um vazio na comunidade lajeadense e do Vale do Taquari. Ele será sempre lembrado pelos sorrisos que ajudou a devolver para tantas pessoas espalhadas pelo mundo. A sua visão cosmopolita, o seu conhecimento de diferentes culturas e espaços, a sua inquietação com o status quo o credenciavam para questionar, propor, e empreender em diferentes áreas. Assim, além dos avanços que trouxe para a sua especialidade médica, foi também um idealizador e provocador para outros projetos da cidade e da região. Além da atuação fundamental na criação e consolidação da Fundef, teve também participação em Conselhos e ajudou a pensar instituições comunitárias como HBB e Univates. Nos anos 80 foi vice-presidente da FATES, atual Fundação Univates.  Doutor Dewes deixa um legado de profissionalismo, ética, amor pelas artes e compromisso com a comunidade”, destaca o presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari. 

Ato fúnebre

O corpo de Wilson Dewes será velado nesta terça-feira (26), das 8h às 16h, na Loja Maçônica Acácia Negra, na Rua Guilherme Arenhart, 166, no Bairro Moinhos, em Lajeado. O sepultamento será no Cemitério Católico do Bairro Florestal, em horário a ser definido. O médico deixa esposa, três filhos, seis netos e três bisnetos.

Com informações de Grupo Independente e Grupo A Hora

Divulgação

 

Wilson Dewes (1939 - 2024)

 

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”

Logo ods