Artigos

Psicologia e medidas emergenciais em cenário de crise

Por Liciane Diehl, coordenadora do curso de Psicologia

|

Postado em: 14/05/2024, 09:56:01

Compartilhe

Com a segurança da comunidade acadêmica em mente, professoras do curso lideraram esforços para garantir o bem-estar emocional da comunidade acadêmica. Reconhecendo a diversidade na tolerância emocional de cada indivíduo, destacaram a importância de respeitar essas diferenças em um momento que é experienciado de forma única por cada indivíduo.

Em consonância com as fases estabelecidas para lidar com desastres, o curso priorizou inicialmente a salvaguarda de vidas, seguida pela supressão das necessidades básicas de sobrevivência e, finalmente, pela implementação de apoio psicossocial, com o envolvimento de voluntários capacitados.

As professoras estão coordenando ações psicossociais em colaboração com órgãos competentes, preparando uma equipe de voluntários para intervenções futuras. O foco principal é evitar a exposição dos estudantes a situações emocionalmente prejudiciais e garantir que as intervenções sejam éticas e respeitosas para com as pessoas em condição de afetadas.

Além disso, o curso está envolvido em várias iniciativas concomitantes, incluindo a colaboração com a equipe de saúde estadual, o Instituto Médico Legal e o Instituto Geral de Perícias. Também estão liderando treinamentos em primeiros cuidados psicológicos para gestores da Univates e disponibilizando espaços de cuidado virtualmente para os estudantes.

 

Confira sobre o que fazer em cenários de crise

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar