Programa Ajudarinho permite que estudantes carentes se formem e construam suas carreiras

Postado as 20/05/2024 09:04:08

Por Lais Pontin Matos

Em 2009, a Universidade do Vale do Taquari - Univates criou o Programa Ajudarinho (na época chamado de Fundo 40) para auxiliar estudantes carentes em suas jornadas acadêmicas. A iniciativa, mantida com as contribuições em dinheiro de funcionários da Instituição e da comunidade em geral, concede descontos de até 80% nas mensalidades de cursos de graduação presenciais (exceto Medicina, Odontologia e licenciaturas) e técnicos. O Programa já fez a diferença na vida de muitas pessoas, entre elas a publicitária Alessandra Machado e a técnica em Serviços Jurídicos Rayana Vargas Cardoso, que se formaram no final de 2023.

Alessandra Machado.

Ao sair de sua cidade natal, Lagoa Bonita do Sul, rumo a Lajeado para abraçar novas oportunidades, Alessandra conta que logo conheceu a Univates e se apaixonou pela Universidade. “Pensei: é aqui que quero estudar! Infelizmente, no entanto, quando ingressei no curso de Publicidade, podia pagar apenas a mensalidade de uma disciplina. Em diversos momentos cogitei desistir da graduação, mas, quando fui contemplada com a bolsa de estudo do Ajudarinho, tudo mudou. Sabia que dali em diante minha vida se transformaria completamente e foi realmente o que aconteceu”, relata.

Alessandra diz que, ao ganhar a bolsa de estudo, pôde realizar seu sonho de infância de fazer uma faculdade.

Ingressar no Ensino Superior parecia impossível dentro da realidade em que nasci e cresci. Ter sido beneficiada foi ótimo para o meu crescimento pessoal e profissional, pois aprendi a valorizar cada uma das minhas conquistas. Conheci pessoas incríveis da minha área, dentro e fora da Instituição, e há quatro anos consegui me estabelecer no mercado de trabalho
Alessandra Machado, diplomada em Publicidade e Propaganda pela Univates.

Rayana Vargas Cardoso.

Assim como Alessandra, Rayana também desejava estudar na Univates, mas não tinha condições de pagar seus estudos na Universidade. “Eu conheci a iniciativa porque a minha irmã, Dandara Vargas, já era beneficiada pelo Ajudarinho. Ela me incentivou a me inscrever e passar pelo processo seletivo. Fui aprovada e pude iniciar o curso Técnico em Serviços Jurídicos, que melhorou meu currículo e abriu novas portas na minha vida profissional”, comenta.

Rayana recorda que, ao mesmo tempo que fazia o curso técnico, também frequentava o Ensino Médio. “Conciliar as duas coisas tornou minha vida acadêmica muito mais produtiva. Agora que estou formada, pretendo começar uma faculdade”, explica a jovem, que foi a primeira integrante de sua família a realizar uma cerimônia de formatura e conquistar um diploma.

“As pessoas enxergam na Univates um lugar para alcançarem um futuro diferente, com formação de qualidade”

Divulgação Univates

Professor Flávio Meurer.

O professor Flávio Roberto Meurer é representante da Associação de Docentes da Fuvates (Adof) na Comissão de Bolsas e Financiamentos e doador do Programa Ajudarinho. Para ele, “a iniciativa faz as pessoas enxergarem na Univates um lugar para alcançarem um futuro diferente, com formação profissional de qualidade”.

Meurer enfatiza a importância das contribuições para que o Programa se expanda e contemple mais estudantes. “Atualmente, o Ajudarinho beneficia três bolsistas de graduação e dois de cursos técnicos, mas pretendemos abrir duas vagas, uma em cada modalidade, no segundo semestre de 2024. No ano passado, fizemos uma campanha de incentivo para angariar mais doadores, com brindes para quem trouxesse mais um doador ou aumentasse seu valor de doação”, relembra o professor.

Saiba como doar para o Programa Ajudarinho clicando aqui

Inscrições abertas

As inscrições para o Programa Ajudarinho estão abertas. O edital prevê a concessão de uma bolsa de estudo para curso de graduação presencial e outra para curso técnico. Interessados podem se inscrever, até 9 de junho, neste link. O resultado será divulgado até o dia 12 de julho, na página univates.br/editais.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Programa Ajudarinho auxilia estudantes carentes em suas jornadas acadêmicas.

Divulgação Univates

Logo ods-4