
Univates lança edital de seleção para mobilidade acadêmica internacional pelo Programa Aulp
Por Lais Pontin Matos
|Postado em: 28/08/2025, 11:39:01
A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de seu Escritório de Relações Internacionais (ERI), lançou edital de seleção para mobilidade acadêmica internacional pelo Programa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp).
O programa oferece aos alunos dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade a oportunidade de estudar, no primeiro semestre de 2026, em instituições de Ensino Superior localizadas nos seguintes países de língua portuguesa: Macau, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As inscrições para o processo seletivo realizado pela Univates podem ser feitas, até o dia 08 de setembro, neste link.
Os estudantes podem optar por estudar em qualquer uma das instituições associadas à Aulp (confira a lista clicando aqui). Algumas instituições oferecem auxílios aos intercambistas, como isenção no pagamento de mensalidades, alojamento e/ou alimentação. Saiba mais sobre os benefícios disponíveis consultando a tabela de apoios.
Para participar da seleção, os estudantes devem atender aos requisitos específicos detalhados no edital. A proficiência em língua inglesa é exigida somente para candidatos a instituições de Macau.
A Univates pré-selecionará dez estudantes para indicar à Aulp, que, em até 30 dias, fará a seleção final dos dois acadêmicos contemplados com as vagas de mobilidade. Os resultados da pré-seleção serão divulgados no site da Universidade.
Mais informações sobre o Programa Mobilidade Aulp podem ser obtidas com o ERI, pelo fone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail internacional@univates.br.
Programa Mobilidade Aulp e Univates
Os objetivos do Programa Mobilidade Aulp são fomentar a creditação entre cursos, a mobilidade acadêmica, o prosseguimento de estudos e a internacionalização do ensino superior.
Esta é a terceira vez que a Univates oferece vagas de mobilidade acadêmica pelo Programa. O ingresso da Universidade na Aulp representou um marco na expansão das oportunidades de internacionalização para os alunos, permitindo-lhes explorar novas culturas e fortalecer seus conhecimentos em contextos globais.





