Institucional

Cerca de 600 profissionais da Educação de Arroio do Meio participam de formação para o ano letivo na Univates

Por Maica Viviane Gebing/ Prefeitura de Arroio do Meio

|

Postado em: 19/02/2026, 16:15:00

Compartilhe

Mais de 2.600 alunos do Nível A ao 9º ano retornam para as 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) na próxima segunda-feira, dia 23, em Arroio do Meio. Com o objetivo de preparar os profissionais da educação para o ano letivo, a Secretaria de Educação e Cultura promoveu uma formação especial, com a temática Educação em Movimento. O evento ocorreu nesta quinta-feira, dia 19, no Teatro Univates, envolvendo cerca de 600 profissionais que atuam no município, incluindo equipes diretivas, professores, monitores e auxiliares de secretaria das EMEFs, além de diretoras e educadoras das ECEIs. 

A programação foi focada em alinhamento pedagógico e organização das equipes para 2026. A abertura contou com a presença do prefeito Sidnei Eckert, que afirmou que a educação é uma construção coletiva e contínua. “A educação de Arroio do Meio sempre foi referência. Nosso grande objetivo é subir a régua e cuidar bem das nossas crianças. Nós, como gestão municipal, procuramos dar as ferramentas para que a Secretaria de Educação e Cultura, as equipes diretivas, escolas e professores possam ter boas condições para fazer o melhor trabalho possível, todos juntos, de mãos dadas pela educação”, salientaram. 

A secretária de Educação e Cultura, Naiara Regina Tres, reforçou a importância do professor no processo de aprendizagem. “Quem acolhe, orienta, motiva e inspira é o professor. A tecnologia pode nos apoiar, mas a essência da educação é humana e assim continuará sendo. Somos uma rede e rede é apoio, diálogo e construção conjunta. Que 2026 seja um ano de coragem para inovar, sensibilidade para escutar e determinação para avançar”, vibrou Naiara. A Coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional da Educação, Greicy Weschenfelder, também deixou sua mensagem de reconhecimento à educação de Arroio do Meio. 

A manhã foi marcada por palestras com os professores da Univates Tiago Weizenmann, pró-reitor de Ensino e Extensão, e Kári Forneck, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que abordaram os temas “Educação que transforma: o papel de professores e escolas na criação de uma pedagogia de encontro” e “Índices e indicadores de alfabetização”, respectivamente. 

A formação seguiu à tarde, com turmas divididas conforme a área de atuação e temáticas que variaram desde a “Humanização do trabalho com dados: do trabalho colaborativo à prática de sala de aula”, até “Conhecendo, compreendendo e identificando o TEA na Educação”, “Educação Infantil em movimento”, “Organização dos Espaços Lúdicos”, dentre outros. Simultaneamente, foram realizadas atividades com profissionais de cozinha e limpeza nas ECEI Criança Esperança e EMEF Tancredo Neves, com abordagens sobre a merenda escolar além do alimento, como ferramenta de cuidado e educação. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar