Eventos

Curso de Psicologia da Univates realizará evento para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Por Lais Pontin Matos

|

Postado em: 08/05/2026, 13:43:21

|

Atualizado em: 08/05/2026, 13:46:24

Compartilhe

Em 18 de maio, o Brasil celebrará o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Trata-se de um movimento social e político que defende os direitos das pessoas em sofrimento psíquico, priorizando o cuidado em liberdade e o combate ao isolamento social e às práticas manicomiais. 

Para promover momentos de reflexão sobre saúde mental, o curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará, no dia, rodas de conversa com psicólogas, um sarau e um espetáculo teatral. Clique aqui, e aqui para se inscrever nas atividades. 

A roda de conversa “Vivências em Saúde Mental: a experiência profissional no Hospital Psiquiátrico São Pedro e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”, com a psicóloga Geli Cardoso Eidelwein, ocorrerá na parte da manhã. Em seguida o Diretório Acadêmico do curso de Psicologia realizará um sarau com apresentação de música e exposição de trabalhos. 

À noite, o coletivo Nau da Liberdade apresentará o espetáculo “Sómaré” no Teatro Univates. Criado em 2012 no Hospital Psiquiátrico São Pedro, o grupo reúne artistas com e sem diagnóstico psiquiátrico que realizam produções audiovisuais sobre saúde mental. 

O evento encerrará com uma roda de conversa. A psicóloga Maria de Fátima Bueno Fischer* falará sobre as histórias narradas em “Sómaré” e as experiências de luta vivenciadas pelo coletivo Nau da Liberdade. O público poderá interagir com a profissional e os integrantes do grupo fazendo perguntas. O bate-papo será mediado pelos professores do curso de Psicologia Gisele Dhein e Fabrício de Saibro. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail eventos@univates.br

*Maria de Fátima é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e possui especialização em Saúde Pública e Administração em Saúde Mental. Atua como professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), psicóloga na Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, assessora e consultora no Ministério da Saúde, conselheira no Conselho Regional de Psicologia e diretora de desinstitucionalização no Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar