Internacionalização

Entre Portugal e o Brasil, pesquisa da Univates articula literacia e pensamento crítico no enfrentamento à desinformação climática

Por Lucas George Wendt

|

Postado em: 15/05/2026, 11:30:00

|

Atualizado em: 15/05/2026, 15:45:41

Compartilhe

A circulação internacional de conhecimento, frequentemente tratada como vetor na consolidação de redes acadêmicas, ganha materialidade em iniciativas como a recente missão da docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Kári Lucia Forneck, ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), a pesquisadora integrou atividades de formação, pesquisa e articulação científica no contexto português, em uma agenda financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs.

A mobilidade acadêmica insere-se no escopo do projeto “O ensino da literacia e do pensamento crítico no combate às fake news sobre mudanças e catástrofes climáticas: uma abordagem pedagógica para o Ensino Médio”, que investiga, sob uma perspectiva aplicada, os mecanismos cognitivos e discursivos que sustentam a distinção entre informação qualificada e desinformação. Trata-se de uma problemática cuja relevância extrapola o campo educacional, incidindo diretamente sobre dinâmicas sociais contemporâneas marcadas pela circulação de conteúdos digitais e pela fragilização de critérios epistêmicos no debate público. Na Univates, no PPGEnsino, há uma estudante de mestrado, Pâmera Roman, que desenvolve sua dissertação em articulação com essa pesquisa. 
 

Divulgação

Durante a estadia em Portugal, Kári Forneck desenvolveu atividades docentes tanto na graduação, denominada licenciatura no sistema português, quanto em nível de mestrado. As intervenções pedagógicas foram estruturadas a partir do pressuposto de que a leitura competente não se limita à decodificação textual, mas constitui uma prática interpretativa complexa, condição necessária para a emergência do pensamento crítico. Esse, por sua vez, é compreendido como fundamento da literacia, entendida em sua acepção ampliada como a capacidade de avaliar, hierarquizar e validar informações em contextos sociocomunicacionais heterogêneos.

O arcabouço teórico que sustenta essa abordagem remete ao campo da Pragmática, na área da Linguística, particularmente no que concerne aos processos inferenciais envolvidos na construção de sentido, conceitos que foram aprofundados pela pesquisadora em estágio pós-doutoral realizado anteriormente em Portugal, e parte de uma agenda de continuidade investigativa que articula formação avançada e aplicação pedagógica.

Na medida em que deslocar o foco da compreensão literal para níveis mais sofisticados de processamento inferencial, a proposta tensiona práticas tradicionais de ensino, sugerindo a necessidade de uma intervenção didática sistemática, em oposição à ideia de que tais competências emergem espontaneamente no percurso escolar.
 

Divulgação

Próximos passos a partir da visita

Para além das atividades em sala de aula, a missão internacional incluiu reuniões de pesquisa com a docente Carla Monteiro e outros investigadores vinculados ao estudo do pensamento crítico em Portugal, sendo encontros que resultaram na estruturação de dois eixos de cooperação. O primeiro refere-se à elaboração de uma publicação voltada a professores, que será desenvolvida ao longo do ano, com potencial de impacto direto na formação docente e na transposição didática de conceitos complexos.

O segundo envolve a tradução e adaptação, para o contexto brasileiro, de um instrumento de avaliação de habilidades de pensamento crítico chamado PENCRISAL, desenvolvido na Universidade de Salamanca. Tal iniciativa sinaliza um movimento de internacionalização metodológica, no qual instrumentos validados em outros contextos são reconfigurados para responder a especificidades locais, mantendo, contudo, rigor psicométrico e comparabilidade analítica.

Outras atividades realizadas

A agenda da pesquisadora incluiu ainda participação no evento 5as Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, realizado na Universidade da Madeira, onde integra a comissão científica. No evento, Forneck participou de uma mesa de debates e apresentou desdobramentos de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por Natália Taís Scherer, vinculada ao Grupo ELT (Estudos de Linguagem e Tecnologia). O estudo propõe um instrumento analítico para avaliação de atividades de compreensão leitora no Ensino Médio, ancorado no conceito de processamento inferencial pragmático.

Esse nível de análise, segundo a perspectiva defendida pelo grupo, constitui uma dimensão estruturante da compreensão textual e, consequentemente, do desenvolvimento do pensamento crítico. Ao enfatizar que tais competências não são adquiridas de forma automática, mas requerem ensino intencional e sistematizado, a pesquisa contribui para o debate sobre currículos e práticas pedagógicas, especialmente em um contexto em que a educação básica é interpelada por desafios relacionados à desinformação e à formação de sujeitos capazes de operar criticamente em ecossistemas informacionais complexos.
 

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar