
Evento celebra o fechamento do ano dos programas de educação da Sicredi Integração RS/MG
Por Lucas George Wendt
|Postado em: 22/12/2025, 11:15:00
Com informações de Simone Rockenbach Comunicação
Na última quinta-feira (04), a Sicredi Integração RS/MG reuniu mais de 500 pessoas, entre Professores, Equipes de Gestores Escolares, Secretários de Educação, Coordenação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Assessores Pedagógicos dos Programas Sociais, Colaboradores, Conselheiros e Diretoria da Sicredi Integração RS/MG, no Salão Social do Clube Tiro e Caça.
O evento de confraternização marcou o fechamento do ano dos programas de educação desenvolvidos pela cooperativa. A noite celebrou o trabalho realizado e enalteceu os responsáveis pela condução do A União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis e Cooperativas Escolares nos municípios de Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Travesseiro, Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério, tendo como atração a performance de Lipsen, o Gaiteiro do Brique. A programação também teve um momento de comemoração pelos 30 anos do programa A União Faz a Vida.
O evento foi dedicado a celebrar a força transformadora da educação e o impacto que os programas exercem na formação de crianças e jovens. Foi uma forma de valorizar o movimento pedagógico nos municípios participantes, que reconhecem o significado e a seriedade das iniciativas sociais da cooperativa. Ao lado das escolas, a Sicredi Integração RS/MG fortalece a ponte entre os interesses individuais e coletivos, conectando o presente às oportunidades do futuro.
Mais do que marcar o fechamento de um ciclo, o encontro reafirmou o propósito de transformar vidas por meio da educação, um compromisso que nasce da cooperação e do desejo de construir comunidades mais prósperas. Nesse contexto, os professores foram enaltecidos como agentes fundamentais desse processo, por serem profissionais que vão além do ensino de conteúdo, despertando sonhos, inspirando trajetórias e promovendo a transformação social necessária para que, juntos, seja possível construir um mundo melhor.
Ao longo da programação, as lideranças da cooperativa reforçaram a trajetória dos programas sociais. O diretor executivo Fabrício Closs lembrou que o primeiro movimento da Sicredi Integração RS/MG na área social ocorreu ainda em 2004, em Marques de Souza, quando a cooperativa deu início ao seu primeiro programa voltado à comunidade.
Ele destacou que, desde então, a atuação evoluiu continuamente, alcançando mais de 15 municípios, mais de 80 escolas e impactando mais de 5 mil estudantes apenas em 2025, tanto no Rio Grande do Sul como em Minas Gerais. Para ele, transformar o mundo pode parecer desafiador, mas transformar o próprio quintal é possível, e é isso que a cooperativa tem feito ao fortalecer valores como ética, transparência, cooperação e a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados para liderar com sabedoria e olhar coletivo. Closs reforçou ainda a gratidão e a admiração pelo trabalho das escolas, consideradas pela cooperativa as verdadeiras protagonistas dessas iniciativas.
O presidente Luiz Mario Berbigier também ressaltou a importância da educação dentro dos princípios que norteiam a atuação cooperativa. Em sua fala, destacou que nenhuma estrutura, seja o presidente, a diretoria ou qualquer outra função, existiria sem o papel essencial dos professores. Para ele, o impacto gerado nas comunidades por meio da preparação de pessoas para um mundo mais humano e mais coerente é incalculável, motivo pelo qual reforçou a gratidão e o compromisso da cooperativa em seguir investindo na construção de uma sociedade melhor ao lado dos parceiros da educação.
A assessora pedagógica do programa A União Faz a Vida, Janice Schmitt, enfatizou o olhar especial da cooperativa para as comunidades e o papel dos programas no cotidiano pedagógico das escolas. Ela evidenciou o trabalho conjunto com assessores e professores na construção de práticas que instigam o aluno a investigar, criar e reconhecer-se como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Para ela, o evento de celebração do encerramento do ano representou o ápice de uma grande caminhada vivida ao longo de 2025, um momento significativo que refletiu o envolvimento, a dedicação e a alegria dos educadores, marcando de forma simbólica o fechamento de um ciclo construído com comprometimento e propósito.
O programa A União Faz a Vida, idealizado pela Cooperativa de Crédito Sicredi Integração RS/MG, completa 25 anos em 2020, e desde 2002 a Universidade do Vale do Taquari - Univates é parceira desta iniciativa. O Núcleo de Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade realiza ações que objetivam formar cidadãos cooperativos ensinando valores como o empreendedorismo e a solidariedade.



