
Inscrições abertas para fazer parte da Orquestra Gustavo Adolfo Univates
Por Lais Pontin Matos
|Postado em: 02/02/2026, 14:13:57
|Atualizado em: 02/02/2026, 14:19:05
A Orquestra Gustavo Adolfo Univates está com inscrições abertas para novos músicos que toquem instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote e trompa.
Qualquer pessoa da comunidade interessada em integrar o grupo pode se inscrever, desde que tenha conhecimento técnico no instrumento escolhido. A participação é gratuita e não remunerada, e o prazo de inscrição vai de 02 de fevereiro até 31 de agosto de 2026.
Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo que inclui o envio de um vídeo e a participação em uma audição presencial. Eles serão avaliados com base em critérios como sonoridade, leitura musical, afinação, ritmo, dinâmica, musicalidade e interpretação. Se escolhidos, deverão comparecer aos ensaios da Orquestra, que ocorrerão sempre aos sábados, das 9h às 11h30min, no campus da Univates.
Clique aqui para ler o regimento da Orquestra Gustavo Adolfo Univates. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura da Universidade, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.
Conheça a Orquestra Gustavo Adolfo Univates
Em 2019, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram uma parceria para formar uma orquestra de referência no Vale do Taquari: a Orquestra Gustavo Adolfo Univates. Com o objetivo de se tornar uma orquestra filarmônica, a Orquestra, que hoje conta com um grupo de 50 músicos, é regida pelo maestro Astor Jair Dalferth.
O grupo vem conquistando notoriedade e prestígio na comunidade, passando a ser um dos cartões postais de ambas as instituições de ensino. A Orquestra leva os nomes e as filosofias do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e da Univates por onde se apresenta.
A Orquestra Gustavo Adolfo Univates é uma referência cultural para o município de Lajeado, proporcionando à comunidade momentos marcantes por meio da música.

