
Melhores do Biogás 2026 abre etapa de indicações com duas novas categorias
Por Imprensa 8º FSBBB
|Postado em: 02/02/2026, 14:34:12
|Atualizado em: 02/02/2026, 14:35:50
O Melhores do Biogás Brasil reconhece profissionais, organizações, cases de mobilidade com biometano, consumidores de biogás e biometano e plantas de biogás que são destaque no setor no Brasil. O prêmio é organizado pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que conta com apoio da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Nesta edição, a premiação inclui as categorias Consumidor de Biogás/Biometano e Mobilidade com Biometano, além de Profissional do Setor do Biogás, Organização, e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás (organizada nas subcategorias Saneamento, Pecuária e Indústria).
A escolha do Melhores do Biogás Brasil será feita em etapas e mediante votação pública. Os agraciados serão conhecidos na abertura da 8ª edição do Fórum, no dia 14 de abril, em Foz do Iguaçu, Paraná.
As indicações poderão ser feitas até o dia 8 de fevereiro, via formulário, neste link. É possível indicar dois profissionais ou cases por categoria e uma sugestão de planta em cada subcategoria. Uma comissão técnica avaliadora analisará as indicações e, a partir do dia 5 de março, o público poderá votar nos candidatos ao prêmio.
Categorias da premiação:
PROFISSIONAL:
Compreende os profissionais que se destacaram no desenvolvimento do setor de biogás no Brasil, inspirando, inovando e fortalecendo o setor com suas atividades profissionais e que estão relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação; processos produtivos; liderança de empresas; operação; outras áreas de instituições e empresas públicas, privadas e do terceiro setor.
ORGANIZAÇÃO:
Inclui organizações (empresas, agências e instituições de financiamento, órgãos dos setores público e privado e grupos de pesquisa) que contribuem no desenvolvimento e inovação da cadeia do biogás e que promovem, direta ou indiretamente, a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso de biogás; empresas e instituições que impactem, por meio do biogás, na descarbonização da matriz energética, na transição energética do País, na economia circular, na proteção ambiental e no desenvolvimento social, na igualdade de gênero, sempre em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
MOBILIDADE COM BIOMETANO:
Inclui as iniciativas de transportadores e operadores logísticos que adotam o biometano como combustível em suas operações de transporte, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a promoção da mobilidade sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono como transportadoras de cargas, operadores logísticos, empresas com frotas próprias e transporte coletivo e institucional.
CONSUMIDOR DE BIOGÁS/BIOMETANO:
Reconhece empresas, instituições e organizações que utilizam biogás e/ou biometano como fonte energética em suas operações, contribuindo para a descarbonização, a transição energética e o desenvolvimento do mercado de biogás e biometano no Brasil. Serão pautadas em iniciativas que demonstrem o uso contínuo, estruturado e comprovado do biogás ou do biometano, seja para geração de energia elétrica, produção de energia térmica ou como insumo energético em processos produtivos, substituindo combustíveis fósseis ou fontes de maior impacto ambiental. São elegíveis para esta categoria empresas e instituições de indústria, agropecuária e agroindústria, comércio, serviços e infraestrutura, setores público e institucional.
PLANTAS/UNIDADES GERADORAS:
Inclui plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato. Podem ser consideradas plantas que gerem energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás. Esta premiação se dará em três subcategorias:
Saneamento: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto sanitário.
Indústria: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras).
Pecuária: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos ou outros animais.
Sobre o FSBBB
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (Paraná), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (Santa Catarina), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

