Institucional

Planejamento com meses de antecedência faz a Feira de Cursos da Univates acontecer

Por Natalia Nissen

|

Postado em: 14/09/2026, 16:30:40

|

Atualizado em: 14/09/2026, 16:49:11

Compartilhe

Em outubro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará a 25ª Feira de Cursos. O evento é uma oportunidade para os visitantes participarem de oficinas, conhecerem a estrutura e esclarecerem as dúvidas sobre os cursos e serviços oferecidos pela Instituição.

Para garantir que o público tenha uma experiência inesquecível, a preparação da Feira inicia com meses de antecedência, desde o planejamento até a execução das ideias. Além de dezenas de pessoas que trabalham na Univates, o evento também conta com o apoio de aproximadamente dez fornecedores, que se envolvem na concepção da identidade visual, na montagem dos espaços, no transporte de visitantes, nas atrações e na captação de material audiovisual.

Segundo a analista de marketing Jordana de Azevedo e Silva, a organização começa já no primeiro semestre. Antes mesmo da definição do tema do evento, alguns fornecedores são acionados para garantir a reserva de datas e iniciar o planejamento das atividades.

Tudo é preparado para apresentar à comunidade as possibilidades que surgem a partir do ensino, da pesquisa e da extensão. É o momento de acolher o público e mostrar o que faz parte da nossa vivência diária e aquilo que pode representar o futuro de cada um.

Jordana de Azevedo e Silva

Relacionamento com as escolas

A maior parte do público presente na Feira de Cursos é oriunda de escolas com as quais a Univates se relaciona por meio do programa Explore. Ao longo do ano, a equipe da Instituição desenvolve atividades para esclarecer dúvidas e orientar alunos de Ensino Médio a terem mais autonomia e confiança para tomar decisões relacionadas à carreira profissional.

E é na Feira que os estudantes dessas escolas podem viver uma imersão na Universidade e conhecer diferentes cursos técnicos e de graduação. Neste ano, o Explore já interagiu com mais de 8 mil estudantes de escolas públicas e privadas no Rio Grande do Sul.

Comunidade acadêmica mobilizada

A Feira de Cursos é o evento em que toda a comunidade acadêmica se envolve – técnico-administrativos, professores, estudantes e bolsistas. Centenas de pessoas participam da realização das oficinas oferecidas pelos cursos e do atendimento ao público nos espaços de serviços, como a Rede de Carreiras, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e a oficina de orientação profissional. 

Também há cerca de 80 pessoas que atuam como facilitadores no campus para esclarecer dúvidas e auxiliar os visitantes.

E quando a Feira de Cursos termina?

O trabalho de organização da Feira de Cursos continua após o encerramento do evento, por volta das 22h. Nos dias que sucedem a programação, a equipe da Univates avalia os resultados e os feedbacks recebidos por meio de diferentes canais para aprimorar a experiência do público na edição seguinte.

Como participar da 25ª Feira de Cursos Univates

As inscrições para a Feira de Cursos da Univates são gratuitas e podem ser feitas no site univates.br/feiradecursos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. O evento é aberto a alunos do Ensino Médio, professores, equipes pedagógicas das escolas e demais interessados em conhecer a Universidade e os cursos técnicos e de graduação. É possível participar das atividades em mais de um turno, sendo necessário realizar a inscrição apenas uma vez.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp ou pelo e-mail relacionamento@univates.br.

Serviço

O quê: 25ª Feira de Cursos Univates

Quando: 1º de outubro de 2026, quinta-feira

Horário: 8h às 12h | 13h30min às 17h | 19h às 22h

Onde: avenida Avelino Talini, 171, campus da Univates, em Lajeado 

Inscriçõesunivates.br/feiradecursos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar