
Programa Professor do Amanhã oferta quatro bolsas remanescentes no curso de Letras da Univates
Por Natalia Nissen
|Postado em: 04/03/2026, 15:54:25
|Atualizado em: 04/03/2026, 15:55:30
Estão abertas, até a próxima quinta-feira, 5, as inscrições para a seleção complementar do programa Professor do Amanhã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Edital de Chamamento Público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). São ofertadas 4 bolsas de estudo no curso de licenciatura em Letras - Português e Inglês da Universidade do Vale do Taquari - Univates, para iniciar o curso ainda neste semestre.
Além da bolsa integral que cobre os custos das mensalidades no prazo de 48 meses, os estudantes selecionados também irão ganhar uma bolsa permanência no valor de R$ 800,00 mensais pelo mesmo período.
Como concorrer a uma vaga
Para participar, os candidatos devem ter cursado o Ensino Médio completo preferencialmente em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual sem curso superior completo e ter pelo menos três anos de exercício da profissão.
A classificação dos candidatos será feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo necessário ter atingido o mínimo de 400 pontos na média das notas na prova.
As inscrições podem ser realizadas, até as 17h do dia 5 de março, neste link. O resultado final do processo seletivo será divulgado, até o dia 6 de março, na página univates.br/editais.
Os candidatos devem ficar atentos ao regulamento do programa estabelecido pela Sict e à previsão de ressarcimento de valores em casos específicos, como a não conclusão do curso. O edital está disponível neste link.
Dúvidas sobre inscrições e seleção também podem ser esclarecidas pelo e-mail vemprauni@univates.br.
