Saúde, Pesquisa, Vale do Taquari

Univates apresenta a gestores públicos proposta de estudo sobre incidência de câncer no Alto Taquari

Por Lucas George Wendt

|

Postado em: 29/09/2026, 09:30:00

Compartilhe

Uma proposta de pesquisa coordenada pela Universidade do Vale do Taquari – Univates pretende investigar a incidência de câncer nos municípios do Alto Taquari e contribuir para o planejamento de políticas públicas de saúde na região. A iniciativa foi apresentada à Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e recebeu aprovação inicial da entidade, mas a formalização da parceria ainda está em negociação.

A apresentação da proposta ocorreu durante reunião da Amat realizada em 10 de setembro, em Arvorezinha, na véspera da abertura da Feira Municipal do Mate (Femate). O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da associação e prefeito de Encantado, Jonas Calvi, em razão das férias do presidente da entidade, Álvaro Giacobbo, prefeito de Doutor Ricardo.

A professora Gabriela Wünsch Lopes, do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Univates, é responsável pela coordenação do estudo. A proposta foi construída em diálogo com as secretarias municipais de Saúde e prevê a participação de universidades e gestores públicos no levantamento e na análise de informações relacionadas à doença.

O projeto tem duração prevista de dois anos e deverá envolver diferentes procedimentos de pesquisa, como levantamento de campo, compilação de dados, análise documental e entrevistas com pacientes diagnosticados com câncer. A intenção é reunir informações que permitam compreender as características da ocorrência da doença no território do Alto Taquari.

Entre os aspectos que poderão ser investigados estão os tipos de câncer mais frequentes entre a população, a faixa etária dos pacientes, o acesso aos serviços públicos e privados de saúde e possíveis fatores ambientais associados à incidência da doença. A partir desse conjunto de informações, a pesquisa poderá oferecer subsídios para a discussão de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento.

De acordo com o secretário executivo da Amat, Felipe Giaretta, a ideia surgiu a partir de uma conversa entre um secretário municipal de Saúde e o professor da Univates Guilherme Liberato da Silva, motivada pela preocupação com o aumento de casos de câncer observado no município do gestor. A partir dessa demanda, a proposta passou a ser discutida com a associação e com os municípios da região.

A configuração territorial do Alto Taquari também foi considerada na elaboração do projeto. Conforme explicado por Giaretta, o perfil populacional dos municípios, em sua maioria de menor porte, pode facilitar o rastreamento de informações em prontuários e nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta apresentada à Amat foi descrita pelo secretário como potencialmente inédita no Brasil, embora essa caracterização ainda dependa de verificação no âmbito da pesquisa.

Dos 19 municípios vinculados à associação, 10 já manifestaram interesse em participar do levantamento. A expectativa da Amat é ampliar a adesão para que todos os municípios da entidade possam integrar o estudo. A participação das administrações municipais deverá ser definida durante as próximas etapas de negociação e formalização da parceria.

O que se espera com o estudo 

A pesquisa coordenada pela Univates poderá contribuir para a produção de conhecimento sobre o perfil epidemiológico do câncer na região, aproximando a investigação acadêmica das necessidades identificadas pelos gestores públicos. A análise de dados locais pode auxiliar na identificação de demandas específicas da população e na discussão sobre a organização da rede de atenção à saúde.

A proposta também se relaciona à atuação da Univates na formação de profissionais e na produção de conhecimento em saúde, especialmente por meio do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. A articulação com as secretarias municipais de Saúde amplia a possibilidade de que os resultados do estudo dialoguem com a realidade dos serviços e com os desafios enfrentados pelos municípios.

As conversas entre a Univates, a Amat e os municípios interessados seguem em negociação, e detalhes como o cronograma definitivo, a abrangência da participação municipal, os procedimentos de coleta de dados e as condições da parceria ainda deverão ser definidos. A execução da pesquisa dependerá da conclusão dessas tratativas e das demais etapas necessárias à sua realização.

Imagem de capa: Micrografia de tecido de câncer de mama metastático em fundo escuro - Crédito - Garcia-Recio e colaboradores, 2025, The Cancer Imaging Program (CIP) 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar