
Univates e Sedes realizam formatura de curso para equipes de assistência social atuarem em emergências e desastres
Por Natalia Nissen
|Postado em: 10/12/2025, 16:48:12
|Atualizado em: 10/12/2025, 16:49:59
A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Rio Grande do Sul realizaram, nesta quarta-feira, 10, a formatura do projeto “Encontros, afetos e cuidado: uma formação para emergências e desastres”. O projeto capacitou equipes de Assistência Social de 19 municípios que decretaram calamidade pública em 2024, em razão das inundações e movimentos de massa.
Durante a formação, realizada ao longo deste ano, psicólogos, assistentes sociais e gestores dos municípios participaram de atividades presenciais e virtuais ministradas por especialistas da Univates. Os encontros tiveram como principal objetivo qualificar as equipes para atuarem em situações de risco, emergência e reconstrução, considerando as demandas específicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Representantes das equipes de assistência social compartilharam experiências e reforçaram a importância das trocas feitas durante a capacitação e da valorização de todos os profissionais envolvidos na rede de acolhimento.
O evento de encerramento da formação também contou com a presença de autoridades e representantes da Sedes e dos municípios; da diretora de Graduação da Univates, professora Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch; da coordenadora do projeto, professora Gisele Dhein; do promotor de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach; e do coordenador regional da Defesa Civil dos Vales do Taquari e Rio Pardo, tenente-coronel Hélio Miguel Schauren Júnior.

