
Univates oferece vagas de intercâmbio em mais de 20 países no segundo semestre
Por Natalia Nissen
|Postado em: 25/02/2026, 09:11:46
|Atualizado em: 25/02/2026, 15:49:36
Em fevereiro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates abre inscrições para três processos seletivos de mobilidade acadêmica internacional com vagas para o segundo semestre de 2026. Os interessados em realizar intercâmbio em uma das instituições parceiras devem ficar atentos às regras e aos prazos estabelecidos em cada um dos editais.
Vagas para estudantes de graduação
O edital regular de mobilidade acadêmica oferece vagas para estudantes de graduação em instituições da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Letônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Taiwan e Uruguai. Algumas vagas exigem comprovação de proficiência. Há oportunidades com bolsa-auxílio para alojamento e alimentação.
As inscrições devem ser realizadas, até o dia 9 de março, neste link.
Vagas para estudantes de cursos técnicos
Para alunos de cursos técnicos são ofertadas dez vagas, distribuídas entre instituições da Argentina e Portugal. Não é necessário comprovar proficiência em idioma estrangeiro.
As inscrições devem ser realizadas neste link, até o dia 9 de março.
Intercâmbio na University of Hradec Králové, na República Tcheca
A Philosophical Faculty da University of Hradec Králové oferece duas vagas, sendo uma delas com bolsa (o estudante receberá 25.000 CZK após a chegada à instituição de destino).
As vagas são para estudantes dos cursos de Direito, História e Relações Internacionais. Para participar da seleção, é preciso comprovar proficiência em língua inglesa.
As inscrições devem ser realizadas, até o dia 2 de março, neste link.
Intercâmbio na Concordia University of Edmonton com bolsas Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP
O programa ELAP, financiado pelo governo canadense, visa fortalecer os laços entre instituições de ensino superior das Américas. As oportunidades são para estudantes de graduação realizarem intercâmbio acadêmico no segundo semestre de 2026 (setembro a dezembro) ou no primeiro semestre de 2027 (janeiro a maio). As vagas são conforme cursos e disciplinas disponíveis no site da instituição parceira. A Univates realiza uma pré-seleção e a seleção final é feita pela universidade e governo canadenses. É necessário comprovar proficiência em língua inglesa.
A bolsa ELAP concede 8.600 dólares canadenses por um semestre acadêmico. O valor pode ser utilizado para despesas de visto, passagens aéreas, seguro-saúde, alojamento, alimentação, transporte interno e materiais, além da isenção de valor referente aos componentes curriculares.
As inscrições podem ser realizadas, até o dia 2 de março, neste link.
Outras informações sobre intercâmbios também podem ser obtidas diretamente com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates pelo telefone (51) 3714-7019, pelo e-mail internacional@univates.br ou no perfil @eriunivates no Instagram.
Estudantes da Univates preparam-se para realizar intercâmbio nos próximos meses


