Institucional

Univates realiza primeira edição do Saúde em Pauta, com foco na gestão em saúde e na longevidade

Por Pietra Darde

|

Postado em: 22/10/2026, 17:05:37

|

Atualizado em: 22/10/2026, 17:09:10

Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou a primeira edição do Saúde em Pauta, evento voltado a secretários, coordenadores e representantes da área da saúde de municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Com o tema “Gestão em saúde e os caminhos para a longevidade”, o encontro ocorreu na quarta-feira, 21 de outubro, na Sede Social da Instituição e reuniu cerca de 70 participantes.

A programação foi dedicada à troca de experiências, à apresentação de iniciativas desenvolvidas nos municípios e à discussão de possibilidades de colaboração entre a Universidade e as gestões públicas de saúde.

Na abertura, o diretor administrativo da Univates, Júnior Roberto Willig,  destacou a importância da aproximação entre a Instituição e as secretarias municipais. Segundo ele, a proposta é ouvir as demandas dos municípios e identificar formas de contribuir para a solução dos desafios enfrentados no dia a dia.

“Não tem sentido nenhum na nossa Instituição desenvolvermos algo à parte do que acontece no dia a dia da comunidade”, ressaltou. Willig também afirmou que a Univates dispõe de diferentes recursos e atua em diversas frentes relacionadas à saúde, podendo colaborar com os municípios na busca  de soluções.

A vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini, também participou do evento.

A palestra de abertura foi ministrada pelo médico Fábio Pavan, que abordou os caminhos para a longevidade. Durante a apresentação, ele discutiu as mudanças na expectativa de vida, os principais pilares para envelhecer com qualidade, as tendências para o futuro e exemplos de inovações relacionadas à área.

A programação contou com a apresentação de relatos de experiências desenvolvidas pelos municípios. A secretária de Saúde de Imigrante, Joice Horst, compartilhou os resultados da iniciativa de hidroginástica oferecida pela Prefeitura, em parceria com a Univates, para pessoas com 60 anos ou mais e a moradores da cidade. A iniciativa busca promover a saúde e a qualidade de vida dos participantes por meio da atividade física.

O município de Arroio do Meio, por meio da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Simone Kochhann, apresentou os resultados da prestação de serviço na Gestão em Saúde, desenvolvido em parceria com a Univates. Além dos cases municipais, representantes do Saúde Univates, do Laboratório Univates, do Parque Científico e Tecnológico e de startups participaram da programação, compartilhando iniciativas e possibilidades de atuação na área.

Outro destaque do encontro foi a palestra “Liderança Exponencial”, ministrada pela reitora da Univates, professora Evania Schneider. 

A reitora apresentou características essenciais para uma liderança mais inovadora, flexível, colaborativa e humanizada, além de propor exercícios práticos para estimular o raciocínio e demonstrar a importância de analisar os problemas sob diferentes perspectivas. A palestra reforçou a necessidade de desenvolver pessoas, estimular a inovação e buscar novas soluções diante dos desafios das organizações, competências que também contribuem para a qualificação da gestão pública.

Soluções personalizadas para organizações públicas e privadas

A Univates oferece soluções personalizadas para prefeituras, empresas e entidades. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo Comercial, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5353, pelo WhatsApp (51) 99614-5442 ou pelo e-mail comercial@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar