Vale do Taquari

Verão será de calor acima da média e irregularidade na distribuição das chuvas

Por Redação Univates

|

Postado em: 22/12/2025, 15:38:33

Compartilhe

O verão iniciou oficialmente às 12h03min do dia 21 de dezembro. A estação estende-se até 20 de março de 2026, às 11h45min, e será marcada por temperaturas elevadas e pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade. O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou o boletim da estação, destacando os principais prognósticos para o verão no Vale do Taquari.

Influência do La Niña

A maior parte do verão deverá transcorrer sob a influência do fenômeno La Niña em intensidade fraca, com possível transição para condições de neutralidade climática entre janeiro e março.

Chuvas

Conforme o boletim, os modelos climáticos indicam volumes de precipitação próximos à normal climatológica. Janeiro deverá registrar volumes de chuvas ligeiramente acima da média para o Vale. Fevereiro, por sua vez, terá precipitações um pouco abaixo do normal. Já março deverá apresentar chuvas próximas da média histórica para a região. Nesse contexto, o principal impacto esperado é a irregularidade na distribuição das chuvas, tanto no espaço quanto no tempo.

Climatologicamente, as chuvas concentram-se no período entre a tarde e a noite, e podem ser acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

O prognóstico não indica estiagem prolongada. No entanto, períodos secos pontuais não podem ser descartados, especialmente em fevereiro. O cenário esperado é de alternância entre intervalos secos e episódios de chuva concentrada, o que exige atenção quanto aos possíveis impactos na agricultura, no abastecimento hídrico e na gestão de recursos.

Lucas George Wendt

Calor acima da média e vento Nordestão

As projeções de temperatura indicam valores acima da média histórica. Os meses de fevereiro e março concentram a maior probabilidade de ondas de calor mais expressivas. Ainda assim, podem ocorrer passagens de frentes frias ou atuação de sistemas de chuva.

A temperatura média deverá permanecer com valores próximos de 25,1°C; a máxima média deve ser de 31,5°C; e a média mínima chegará a 20,2°C.

O verão também poderá ter o chamado vento "Nordestão" com frequência, que é caracterizado por ventos persistentes do quadrante nordeste, em períodos de calor prolongado.

Cuidados durante a estação

O calor intenso e a elevada radiação solar aumentam os riscos à saúde. É importante ingerir líquidos com frequência, evitar exposição direta ao sol nos horários de maior intensidade, utilizar protetor solar, chapéus e roupas leves. 

Também recomenda-se atenção aos temporais típicos da estação, que podem ocorrer de forma repentina. O acompanhamento diário das previsões e avisos meteorológicos é importante para reduzir riscos e impactos.

Como funciona a previsão do tempo do NIH?

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas pela estação meteorológica da Univates, de Lajeado, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 19 e modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) e do Windy.

O NIH

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, Inpe e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de mais de 20 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto pelo privado.

A previsão do tempo para a semana e outras informações sobre o NIH podem ser conferidas no site univates.br/nih

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar