Estudo sobre formação inicial de professores de Química é apresentado na Argentina

Postado as 2018-08-06 18:01:35

Por Nicole Morás

Vinculado aos programas de pós-graduação em Ensino (PPGEnsino) e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), o artigo “Abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial de professores de Química no Estado de Goiás/Brasil: uma análise das ementas de disciplinas curriculares” foi apresentado pela professora Eniz Conceição Oliveira no VI Seminário Iberoamericano de Ciência, TecNologia e Sociedade (CTS) e X Seminário CTS, que ocorreram simultaneamente de 1º a 3 de agosto na Universidade Federal de Quilmes, em Quilmes, na Argentina.

Divulgação

De acordo com Eniz, a pesquisa está relacionada com a tese da doutoranda Nilma Silvânia, do PPGEnsino, que é coautora do artigo, que também tem a contribuição do doutor José Claudio Del Pino, docente do PPGEnsino, e de Marcelo Franco Leão, aluno de doutorado do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“O processo de formação inicial do professor influencia sua futura ação docente. Nesse sentido, os projetos pedagógicos de curso (PPC) que formam esses profissionais merecem peculiar atenção, incluindo as discussões sobre questões relacionadas à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, o estudo teve como objetivo identificar os aspectos da abordagem CTS contidos nas ementas de componentes curriculares dos cursos de formação inicial de professores de Química, ofertados por instituições públicas do estado de Goiás-Brasil”, explica.

A professora acrescenta que foram coletadas informações em 11 PPC de cursos durante os meses de novembro/2017 a março/2018, os quais foram submetidos a análises qualitativas por meio da técnica de análise de conteúdo.

“Os resultados apontaram fragilidade da presença do enfoque CTS nos PPC de curso de licenciatura em química, e que se faz necessário um detalhamento de como essa vertente deve ou está sendo trabalhada no desenvolvimento das ementas das disciplinas”, analisa Eniz.

Inscrições abertas

O PPG em Ensino (PPGEnsino) busca a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis, a partir da expansão dos conhecimentos científicos e tecnológicos. O Mestrado e o Doutorado em Ensino assumem importante papel ao alinharem-se à perspectiva que pensa a educação como um processo que não se conclui, pois, se a sociedade, a ciência e a tecnologia modificam-se constantemente, há necessidade de adequar-se às novas exigências oriundas dessas mudanças. O PPGEnsino oferece 12 vagas para o doutorado e 20 para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo.

Com as linhas de pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências exatas e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de ciências e matemática, o PPG em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio de tecnologias e novos olhares sobre a educação. São oferecidas 14 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto em www.univates.br/ppgece/processo-seletivo.