Laboratório de Habilidades I - Laboratório de Cuidados em Saúde, Urgência e Emergência

O Laboratório de Cuidados em Saúde, Urgência e Emergência é um espaço dedicado ao desenvolvimento de habilidades e competências para o estudante da área da Saúde, principalmente Enfermagem e Medicina.
O laboratório permite práticas em reconhecimento e verificação de sinais vitais, exame físico, oxigenioterapia, segurança biológica (higienização de mãos; organização de ambiente e equipamento, uso de EPI,s; manuseio de material estéril, limpo e contaminado, descarte de material); cuidado e mecânica corporal; preparo e administração de medicamentos; sistematização da assistência, exercícios de cálculos dosagem, preparo e realização de curativos, sondagens nasoentéricas e nasogástricas, cateterismo vesical (feminina, masculina, infantil) de alívio e de demora, manobras de ressuscitação cardíaca, entre outros.
Além dos procedimentos básicos, propicia um ambiente com simuladores e equipamentos de última geração, tornando-se um ambiente favorável a atividades teóricas e práticas voltadas ao estudo das urgências e emergências em adulto, pediatria e neonato, desenvolvendo no estudante as competências e habilidades da profissão. Essa simulações podem ser inter ou intra-hospitalar, proporcionando discussão a reflexão acerca do atendimento ao indivíduo vítima de acidentes ou com problemas de urgência clínica. Os diversos simuladores auxiliam no aprendizado do estudante, sendo possível a simulação de atendimento à parada cardiorrespiratória por meio de suporte básico e avançado de vida e outras urgências clínicas. Ainda, é utilizado para a prática do atendimento ao parto e ao recém- nascido, favorecendo o aprendizado da obstetrícia e neonatologia.

Normas do laboratório

Área total: 60,15 m²
Principais recursos: Desfibrilador automático externo, prancha de resgate de politrauma, simulação de braço e perna de sutura, berço de calor radiante, aparelho de ultrassonografia mesa de parto, simulador de parto Mama Natalie simulador de episiotomia completo com três peças, simulador de maternidade avançado, Prompt Birthing Simulador Force Monit, rede de gases e vácuo, entre outros
Localização: Sala 205 do prédio 8 - Salas de aula, laboratórios e museu de ciências naturais