Univates se aproxima de universidade norueguesa

Postado as 19/11/2019 15:08:25

Por Júlia Amaral

Dois representantes da University of South-Eastern Norway (USN), da Noruega, foram recepcionados na Univates na manhã desta terça-feira, dia 19. Esta é a primeira vez que o professor do Departamento de Administração, Estratégia e Ciência Política, Eivind Arne Fauskanger, e a assessora de Relações Internacionais da USN, Ingebjørg Halvorsen, visitam a Instituição, mas não deve ser a última. O objetivo deste primeiro encontro é estudar a possibilidade de estabelecer um convênio de cooperação geral entre a Univates e a USN e, a partir dele, se darão os primeiros passos para as as ações concretas, iniciando pelo intercâmbio de estudantes.

Júlia Amaral

Em visita ao campus, os professores noruegueses destacaram a estrutura física da Univates, especialmente o Tecnovates, e a forma como a Instituição trabalha com as empresas, sejam elas residentes ou incubadas. Além disso, identificaram similaridades no perfil das instituições, o que contribui para o avanço da cooperação.

“Estamos sempre buscando fortalecer convênios já estabelecidos e iniciar novos acordos que tenham potencial de agregar àquilo que desenvolvemos na Univates. Especialmente no âmbito da mobilidade acadêmica discente, a USN pode representar um grande ganho para ambas universidades, uma vez que um dos objetivos da visita é o início de um projeto que fomente a vinda dos estudantes noruegueses para estágios em empresas da região”, explica diretora de relações internacionais da Univates, professora Viviane Bischoff.

Júlia Amaral

O contato com os representantes da USN iniciou em abril, durante um evento voltado à internacionalização do ensino superior que aconteceu em Belém, no Pará. No encontro foi identificada a possibilidade de cooperação entre as instituições, levando em consideração o que a USN estava buscando e o que a Univates poderia oferecer.

“Os representantes da instituição norueguesa estão no Brasil para participar de um congresso e aproveitaram a oportunidade para virem à Univates a fim de conhecer nossa infraestrutura, nossos projetos e discutir possibilidades de atividades conjuntas”, conta Viviane.

Na recepção aos noruegueses estiveram presentes o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o vice-reitor e presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, e a diretora de Relações Internacionais, Viviane Bischoff.