Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Astronomia ao alcance de todos é objetivo de projeto de extensão da Univates

Postado as 02/01/2023 09:01:24

Por Lucas George Wendt

O projeto de extensão “Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos”, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem por objetivo explorar e divulgar temas ligados à Astronomia, por meio de oficinas, sessões de observação do céu com telescópio e sessões de projeção em um planetário móvel. 

Com foco na Educação Básica e público em geral, são abordados temas como fenômenos astronômicos, o Sistema Solar, astros celestes, mitos e histórias das constelações, entre outros. O projeto com o tema Astronomia, na extensão universitária da Univates, já existe desde 2009. 

O planetário da Univates é móvel e foi adquirido em 2014, por meio de fomento do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então já foram cerca de 20 mil pessoas atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade.

Tuane Eggers

As professoras Andréia Spessatto De Maman, coordenadora do projeto, e Sônia Elisa Marchi Gonzatti serão as responsáveis por conduzir as atividades. A docente Andréia também é coordenadora do projeto de extensão ao qual o planetário da Universidade é vinculado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario@univates.br ou pelo Instagram do projeto

“Divulgação científica e popularização da Ciência e da Astronomia para todos e em especial na educação básica são as principais contribuições do projeto. Muitos professores nos procuram por conta do tema Astronomia que aparece como eixo estruturante na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A literatura aponta que a maioria dos professores não tiveram em sua formação inicial o conteúdo de Astronomia e agora precisam trabalhar esse tema na escola. O projeto serve como suporte tanto para alunos como para professores”, detalha a coordenadora Andrea. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Números de 2022

Foram realizadas cinco oficinas presenciais e seis oficinas virtuais envolvendo temas de astronomia para estudantes da Educação Básica ao longo de 2022. Também foram realizadas sete sessões de cúpula de planetário, além de duas itinerâncias, nas quais o planetário foi até uma escola, atendendo mais de 130 alunos em um único dia; e outra em que o planetário esteve três dias em uma Feira de Ciências, no qual foram realizadas mais de 20 sessões, atendendo a um público variado entre alunos e pessoas da comunidade de todas as idades, totalizando mais de 600 pessoas atendidas nessa atividade. Além disso, também foi realizada uma sessão de observação do céu com uso de telescópio. Ao todo, nas diversas atividades do projeto, em 2022, já foram atendidas mais de 1.200 pessoas diretamente.

O que pode ser conferido no Planetário Móvel da Univates?

Isabel Pavan

No planetário podem ser realizadas sessões de observação do céu, pois ele permite a projeção do céu noturno visto em diferentes latitudes, em qualquer época do ano e em perspectiva tridimensional. Também podem ser observadas as diferentes constelações visíveis em cada época do ano, que mudam em razão de a Terra ocupar diferentes posições orbitais ao longo de um ano.

Geralmente as sessões são conduzidas por meio de um programa de áudio gravado, no qual é possível simular uma viagem espacial, passando pelos principais astros e planetas do Sistema Solar. Outro potencial de exploração é o conceito de constelação, trazendo aspectos culturais e históricos que permitem uma abordagem interdisciplinar dos temas trabalhados. Ao final das sessões é aberto um espaço de diálogo em que os visitantes podem expor suas dúvidas e conversar um pouco mais sobre Astronomia com os planetaristas. 

Logo ods