Programação

A Programação está sendo reorganizada. Em breve estarão disponíveis todas as atividades e as informações sobre as mesmas.

A partir das 8h30min

Recepção/Credenciamento/Coquetel de abertura

Local: Tenda principal, entre a Biblioteca e o Teatro da Univates

9h30 às 10h

1. Abertura do Congresso

Local: Teatro

10h30 às 12h

1. Painel: Propósito, Transparência e Valor de Marca

Dia 16 de abril, das 10h30 às 12h, no Teatro

Vídeo: https://youtu.be/uDdrAelReyw

Descrição:

Na contemporaneidade, as marcas necessitam ser resilientes para superar a volatilidade, flexíveis para resolver as incertezas, multidisciplinares para confrontar a complexidade e audazes para encarar a ambiguidade. Neste contexto, o propósito e a transparência são imprescindíveis para construir, consolidar e gerar valor às marcas. O objetivo deste painel de abertura do congresso é trazer à discussão questões fundamentais sobre a gestão da marca e dos negócios na sociedade contemporânea.


Jaime Troiano - Presidente da TroianoBranding /Brasil e professor do MBA Branding & Business

Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP, Jaime fundou e comanda há 25 anos a TroianoBranding. Antes disso foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubican, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos sobre Branding e comportamento do consumidor publicados no Brasil e exterior. Além de suas funções na TroianoBranding, contribui para diversos veículos na área de marketing e negócios. É autor do livro “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor”- Editora Globo e de “Brandintelligence – Construindo marcas fortes que fortalecem empresas e movimentam a economia” – Editora Estação das Letras e Cores. Jaime é fã de música clássica e de pedalar sua inseparável bicicleta pelas estradas em Aldeia da Serra e pelo mundo.

Site oficial: http://troianobranding.com/equipe/jaime-troiano/


Fernando Olivares - Universidad de Alicante /Espanha, Observatório de Marcas e professor do MBA Branding & Business

Professor Titular de Comunicação e Identidade Empresarial na Faculdad Económicas y Empresariales da Universidade de Alicante. Foi Diretor da Cátedra de Empresa Familiar da Universidade de Alicante e atualmente é Diretor da Cátedra da Marcas Corporativa da Universidade de Alicante,  membro do Grupo de Pesquisa UA_Brandscience, membro fundador do Observatório de Marcas e professor do MBA Internacional Branding & Business na Univates. Autor da primeira tese de doutorado em espanhol sobre "Publicidade, meio ambiente e sustentabilidade". Leciona Nos programas de mestrado e doutorado "marcas en sociedad: valor y valores" na Faculdad Económicas y Empresariales da Universidade de Alicante e em várias universidades da Espanha e Latinoamérica. Membro de DIRCOM (Asociación de directivos de la Comunicación). Investigador do City Reputation Lab. Membro do Comitê Científico de Citymarketing Elx. Diretor acadêmico do congresso internacional Reinventar la Publicidad Turística em Benidorm (2009). Autor de inúmeros artigo e dos livros: "Marcas negras en la era de la transparencia", "Rebelión en las marcas", "Brand placement: integración de marcas en la ficción audiovisual", entre outros. Principais linhas de investigação: gestão de intangível empresarial, branding, consumo e tendências sociais em marcas.

Site oficial: http://fernandolivares.com


Sebastián Goldsack - Universidad de los Andes /Chile, Observatório de Marcas e professor do MBA Branding & Business.

Publicitário, licenciado em Comunicação Social, com estudos de pós-graduação em Administração de Empresas com especialidade em Marketing Estratégico. Doutorando em Comunicação Social da Universidade Católica do Chile. Em sua atividade acadêmica tem desempenhado cargos diretivos por mais de 10 anos, como "Director de Escuela de Publicidad de la Universidad del Pacífico em Santiago do Chile", foi professor na Universidade Católica do Chile e, atualmente, professor associado da Universidade de los Andes do Chile. É membro fundador do Observatório de Marcas e professor do MBA Internacional Branding & Business na Univates. Entre suas publicações mais recentes se encontram  os modelos de construção de marcas dentro da Teoria Social. Jurado por mais de 5 anos em concursos de Efectividad Publicitária, tanto de campanhas massivas (Effie) como de "Marketing Directo y Relacional (Big!)", participando como jurado do primeiro concurso de marketing promocional e de eventos organizado por AMPROCHILE, assim como jurado internacional dos prêmios FIP e AMAUTA. Em seu exercício profissional tem  desempenhado cargos diretivos em áreas comerciais, de grande consumo, de beneficência e de serviços. No ano 2010 assumiu a Direção Executiva de AMD, "Asociación de Marketing Directo y Relacional de Chile". Recentemente foi premiado como melhor acadêmico de Marketing 2018 pelo MKTBEST do Chile.

Currículo: https://cl.linkedin.com/in/sebastiangoldsack


Mediador:

Ney Lazzari - Reitor da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES /Brasil

Mestre em Gestão Universitária e graduado em Ciências Econômicas. Reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates desde 1999. Conduziu a presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, de 2008 a 2015. Seu vínculo com a comunidade é marcado pela presidência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari – Codevat, pelos períodos de 1992 a 1995 e de 2001 a 2013, fomentando o desenvolvimento econômico da região. Integra atualmente a Diretoria do Hospital Bruno Born, de Lajeado e a Presidência da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – Abruc.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6622341388035610/


12h

Horário de almoço

13h30min às 15h50min

Grupos de Pesquisa GPs

Estratégias de Construção e Consolidação das Marcas

Local: Auditório da Reitoria

Transparências de Marca e Reputação

Local: Sala de Empreendedorismo - 106/2

Proteção e Avaliação da Marca

Local: Sala 110/2

Tendências de Branding

Local: Sala Temática de Contabilidade 306/12

Ética e Sustentabilidade

Local: Sala Temática de Contabilidade 308/12

Marcas e Negócios

Local: Sala Temática de Finanças 402/12

Discurso da Marca e Ideologia

Local: Sala Temática de Recursos Humanos 212/12

Metodologias para Pesquisa e Gestão da Marca

Local: Lab de Letras /  Prédio 7

Internacionalização das Marcas

Local: Sala Temática de Relações Internacionais 206/12

Panorama das Marcas

Local: Lab de História Prédio 7 203/7

16h às 17h

Coffee Break & Lançamento/Apresentação de Livros

Local: Hall da Biblioteca

https://www.univates.br/5brandingcongress/livro

17h às 19h

1. [ Workshop ] Marcas com Propósito: boas marcas para o mundo

Dia 16 de abril, das 17h às 19h, no Auditório do Prédio 11

Descrição:

Marcas com propósito nos inspiram. Descobrir o propósito de uma marca, a sua razão de ser e como ela se transforma em um aporte para o mundo é essencial na sua construção. Para isso, é preciso conhecer e entender o que é o Propósito, bem como aplicar o mesmo de forma coerente, seja em uma marca comercial ou pessoal.


Daniela Gómez - Sócia e Diretora da Kibrand /Chile, Observatório de Marcas e e professora do MBA Branding & Business.

Designer e Mestra em Comunicação Estratégica e Branding pela Universidad Mayor (Chile). Foi professora na Universidad Diego Portales (Santiago-Chile) e Universidad Mayor. É sócia e Diretora Criativa da Kibrand e Dalediseño. Sócia e Diretora Estratégica da UknowMe. Membro fundador do Observatório de Marcas e professora do MBA Internacional Branding & Business na Univates/Brasil.

Currículo: https://cl.linkedin.com/in/danielagomezc/%20pt/


Cecilia M. Russo Troiano - Diretora Geral da TroianoBranding / Brasil.

Psicóloga formada pela PUC-SP. Iniciou sua carreira profissional trabalhando como Consumer Insigths de agências como Young & Rubicam e Salles, além de institutos de pesquisa, como Research International e Com Senso, de onde foi sócia por 5 anos. Em 1997 associou-se a TroianoBranding. É autora de três livros: “Vida de Equilibrista – Dores e delicías da mãe que trabalha”; “Aprendiz de Equilibrista – Como ensinar os filhos a conciliar família e trabalho”; “Garotas Equilibristas – O projeto de felicidade das mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho”, lançados em 2007, 2011 e 2017 respectivamente. Além de autora de seu blog (https://vidadeequilibrista.wordpress.com/), é colunista regular da Revista Pais & Filhos e, junto com Jaime Troiano, participa todos os sábados no programa “Sua marca vai ser um sucesso”, da Rádio CBN.  Adora dar palestras relacionadas a marcas e mulheres. Como boa equilibrista, Cecília é mãe de Beatriz e Gabriel e uma dedicada praticante de tênis, yoga e corrida.

Site oficial: http://troianobranding.com/equipe/cecilia-troiano/


Mediador:

Júlia Barden - Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional - PRODESI da Univates / Brasil.

Doutora em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Gestão Universitária pela Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atua principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento e indicadores de sustentabilidade, sobre os quais tem diversas publicações.  Atualmente é Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional (PRODESI) da Univates. Atua ainda como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) para cursos de graduação e é revisora de periódicos da área das ciências sociais aplicadas.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703616Y6/


2. Workshop: Construção de Marcas Mutantes & Smart Brands

Dia 16 de abril, das 17 às 19h, na Sala de Empreendedorismo - 106/2

Vídeo: https://youtu.be/LatAk8mmxGM

Descrição:

O mundo contemporâneo exige um novo comportamento das marcas que devem ser mais dinâmicas, flexíveis, adaptáveis e envolventes. Este workshop está organizado em duas partes: a primeira aborda a construção das Marcas Mutantes Programadas e Poéticas e os sete passos para sua criação e desenvolvimento; e a segunda parte aborda especificamente um tipo de Marca Mutante:  as Smart Brands.

Construção de Marcas Mutantes:

Vivemos em uma sociedade distinta do passado, na qual nos é permitido ver as coisas de várias perspectivas. As marcas necessitam desempenhar bem seu papel: com valores, beleza e emoção. Observamos que as Marcas Mutantes alcançam os três níveis do fluxo da mensagem visual proposto por Doblin (1980): as questões técnicas, semânticas e persuasivas. E vão  além: promovem a  interatividade. As Marcas Mutantes geram expectativa em seus públicos e os convidam a interagir. Em algumas delas essa interação é interpretativa e outras interferem inclusive no desenho, agregando outros sentidos. O processo de construção de sua representação visual passa por sete fases e deve considerar as informações básicas quanto à organização (seus valores, cultura e objetivos), ao público (seus valores culturais e econômicos e repertório) e às questões técnicas (semânticas, persuasivas e interativas). As fases são:

1. identificar a natureza/essência da marca: cada marca possui sua visão de mundo e sua missão nele e desenha sua personalidade ao longo de sua existência pelo seu discurso multimodal;

2. determinar a percepção de marca desejada: a organização necessita determinar qual é a imagem que deseja que os públicos tenham da marca. Esta determinação da percepção desejada também é conhecida como identidade (global) da marca, é o que a marca diz ser;

3. considerar as características desejáveis, as mais recorrentes de uma identidade visual (IV) são: conceito, originalidade, ter significado claro, ser persuasiva e memorável, usabilidade (cores apropriadas, adequados em preto e branco, adequados para veículos, adequado para mídia, renderizável em 3D, pronunciável) e ter dinamismo;

4. determinar a IV Base: a função da IV é a representação visual da essência da marca, ou seja, ela deve ser a síntese gráfica dos valores da organização e poderá conter: nome, tipografia, símbolo e cores. É o esqueleto,  a identidade principal registrável no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e da qual poderão surgir as mutações;

5. características Mutantes: as mais recorrentes são; fragmentação, cor, tipografia, forma, nome/palavra, movimento, entre outras;

6. as coleções de IV Mutante: coleções são conjuntos das variações de uma IV sobre o mesmo tema;

7. campo interativo: abertura dada para que o público interaja com a marca. A interação pode ser interpretativa e ou apropriativa (ação de modificar graficamente a marca).

O objetivo deste workshop é compreender o processo evolutivo das Marcas Mutantes, bem com a sua metodologia de construção, que depois será e aplicado nas Smart Brands

Smart Brands: um desafio de design.

Um ecossistema inteligente é centrado no ser humano. É capaz de oferecer infraestruturas otimizadas e soluções personalizáveis ​​mediadas por tecnologia, respondendo às necessidades dos cidadãos ativos e ao uso de big data, promovendo contextos de aprendizagem adaptáveis ​​e desafiadores, numa abordagem bottom-up. A expressão smart brand (marca inteligente) tem sido usada para definir todos os tipos de soluções interativas digitais e de marca que podem ser representadas por: a) um sistema de identidade visual de alguma forma dinâmico; ou b) uma abordagem de marketing muito flexível, mas sem nenhuma correspondência óbvia com a participação ativa e construção significativa do conhecimento dos cidadãos. Se smartness deve ser informada por práticas de design, o modo como quaisquer entidades consideradas inteligentes são representadas deve promover o Design como uma condição essencial para o desenvolvimento e a inovação dos seres humanos. E os logotipos das marcas dessas entidades podem ser ótimos veículos para a realização desse desafio. Este workshop procura avançar na exploração subdesenvolvida das relações entre a identidade visual das marcas, big data e ambientes responsivos. Os dados constantes e subconscientes dos utilizadores, coletados por esse tipo de ambiente, se tornam soluções ricas em informação, contribuindo para atender às necessidades do ambiente da marca com a qual se relacionam. Os participantes serão conduzidos na contextualização de smart brands e produzirão as suas próprias interpretações da marca de um ecossistema inteligente, a propor.


Catarina Lelis - University West of London /Inglaterra e professora do MBA Branding & Business.

É PhD em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Porto e pela Universidade de Aveiro/Portugal, mestra em Gestão do Conhecimento e Inovação pela Universidade de Aveiro e licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Atualmente é professora pesquisadora na London School of Film, Media and Design e na University of West London e coordenadora dos Mestrados em Brand Design e Innovation, Brand Design Research Cluster Lead da University of West London. Autora de diversos artigos científicos e de vários livros técnicos na área do design. Organizações profissionais: membro da Portuguese Society of Communication Sciences Association; cofundadora e membro efetivo da Portuguese Association for Innovation and Creativity in Organisations; membro efetivo da Portuguese Association of Designers, da National Designers Association e do Observatório de Marcas. Ganhadora do prêmio IdeaPuzzle como a melhor pesquisa portuguesa em design (PhD research). Professora do MBA Internacional Branding & Business, 6a. Edição.

Currículo: https://www.uwl.ac.uk/users/catarina-lelis/


Elizete de Azevedo Kreutz - Univates, Observatório de Marcas e professora do MBA Branding & Business /Brasil

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Univates, especialista em Língua Inglesa e Literatura Americana e Inglesa pela Univates, doutora e mestra em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutora em Discurso Multimodal em Marcas Mutantes pela UnB, em Dimensões Narrativas das Marcas Mutantes pela UWL, em Transparência da Marca pela Universidade de Alicante e em Publicidade na Contemporaneidade pela PUC/CL. Professora-pesquisadora da Univates e professora-pesquisadora convidada em outras instituições nacionais e internacionais. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação, design e branding, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas mutantes, branding, identidades visuais corporativas, design, comunicação, estratégias comunicacionais, pós-modernidade, imaginário, redação, planejamento comunicacional, gestão de marcas, gestão dos processos comunicacionais e internacionalização de marcas. Desde 2000 realiza investigações sobre Marcas Mutantes. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: BrandScience - Cátedra da Marca Corporativa - AU/Espanha; Discursos nas Práticas Sociais - UnB/Brasil; Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - Ufrgs/Brasil; e Marcas e Marketing - UFRN/Brasil. É diretora da Marcas Mutantes Consultoria. Membro fundador e presidente do Observatório de Marcas. Coordenadora e professora do MBA Internacional em Branding & Business.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739955P0


Mediador:

Rudimar Baldissera - UFRGS, Observatório de Marcas e professor do MBA Branding & Business/Brasil

Graduado em Relações Públicas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Unisinos e doutor em Comunicação Social pela PUCRS. É professor-pesquisador da UFRGS, no PPGCOM-FABICO, e professor convidado em diversas instituições do Brasil e do exterior. Foi vice-presidente da Abrapcorp de 2010 a 2012. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas. Professor do MBA Internacional Branding & Business.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707265T4


3. Workshop: Place Branding, Comunicação e Governabilidade

Dia 16 de abril, das 17 às 19h, no Auditório da Reitoria

Vídeo: https://youtu.be/l-ItQcFNBmY

Descrição: Em um contexto moderno de competitividade, devemos compreender o poder público e o privado como elementos fundamentais para o desenvolvimento regional e integração global. Desenvolver diferenciais, potencializar características locais para fortalecimento da imagem, crescimento econômico e participação social, fazem parte de um cenário de interação de Place Branding e Economia Criativa. Nesse sentido, o objetivo do workshop é apresentar os principais conceitos estratégicos para o desenvolvimento de uma marca território, bem como potencializar ações pertinentes a lógica de Great Place, presentes nos planos de gestão eficientes na atualidade, apresentando exemplos nacionais e internacionais.


Roberto Gondo Macedo - Mackenzie /Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação, com Pós-Doutorado em Comunicação Política pela Escola de Comunicação e Artes / Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Administração e Regionalidade na Universidade de São Caetano do Sul, MBA Executivo em Marketing, Pós-Graduado em Direito Educacional, Matemático e Analista de Sistemas. Atua na docência superior desde 2002, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente exerce atividades de docência no Centro Paula Souza / CEETEPS FATEC São Caetano do Sul e atua como docente e pesquisador no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, nos níveis de Graduação em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduação em Comunicação. Coordena na mesma instituição o Observatório de Marketing Político e Governamental – OMPG Mack. Preside a Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM. Atua como Consultor em Projetos de Comunicação e Gestão em organizações públicas e privadas, com foco em Place Branding, Public Space e Gestão Estratégica de Governo. Pesquisador e Conferencista no Brasil e na Ibero-América. Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicación Política y Medios da Asociación Latinoamericana de Comunicación – ALAIC (2017-2022).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4742814D7

Mediador:

André Iribure Rodrigues - UFRGS /Brasil

Professor associado da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mestre em Comunicação e Informação e doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, com doutorado-sanduíche na UFRJ. É Secretário de Comunicação da UFRGS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3757312326560703

19h30min às 20h15min

Boas-vindas

20h15min às 21h30

1. Palestra de abertura: A era pós haters: social bots, inteligência artificial e desinformação.

Dia 16 de abril, das 20h15 às 21h30, no Teatro

Descrição: Os consumidores estão cada vez mais se voltando para as mídias sociais para participar de debates políticos e se engajar em movimentos relacionados a atividades cívicas. Para as marcas, ter uma voz nunca foi tão importante - nem tão assustador. À medida que as marcas atrelam seu nome a uma causa em um esforço para impactar a sociedade e seus resultados, mais elas entram na atmosfera de polarização das mídias sociais, sendo expostas a ações manipuladoras de social bots. Os social bots são contas semi-automáticas programadas para representar usuários humanos. Eles podem ter muitas aplicações prejudiciais, por exemplo: ser usado para produzir ataques de ódio contra o ativismo; amplificar desinformação; influenciar a opinião pública; infiltrar comunidades ou interromper a comunicação. A apresentação se concentra nos social bots e os consequentes desafios da desinformação contra a reputação de marcas e empresas.


Márcio Borges - WMcCann /Brasil

Vice-Presidente Executivo da WMcCann e Pesquisador Associado do NetLab ECO /UFRJ, laboratório de pesquisa em redes sociais vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia . Mestre em Tecnologias e Linguagens de Comunicação pela ECO / UFRJ, tem mais de 20 anos de experiência, liderando projetos nacionais e internacionais para empresas como Coca-Cola, L'Oréal, Estácio, Nestlé, Equinor, Unimed, TIM e FGV. Foi o co-fundador dos laboratórios de inteligência de mídia que atuam para Coca-Cola (Kolab) e para Nestlé (NLab). Foi eleito  Executivo/dirigente de agência do ano em 2018, pela Associação Brasileira de Propaganda e ganhou o prêmio Caboré em 2016, como Profissional de Atendimento.

Site oficial: https://www.wmccann.com/

Currículo Lattes: https://www.linkedin.com/in/marcio-borges-47173b/

Mediador:

Carlos Cyrne - Presidente da FUVATES, Vice-reitor da UNIVATES e professor do MBA Branding & Business /Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UNIVAP (2008) , Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutorado em Ciências pelo Centro Universitário Univates (2015), com bolsa sanduíche Capes na Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente é Presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES; Vice-Reitor, coordenador das atividades de Educação a Distância e professor Adjunto da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordenou o curso de Administração. Atuou como Pró-reitor de Ensino e Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação na Universidade do Vale do Taquari. Foi Presidente do Comitê Regional da Qualidade do Vale do Taquari. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da produção, empreendedorismo, gestão de propriedades leiteiras e desenvolvimento sustentável.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4706196H2

22h

Jantar por adesão

Local: a definir

TRANSFERIDO. Data a ser definida brevemente

9h às 12h

2. [ Painel ] Marcas & Negócios

Dia 17 de abril, das 9h às 12h, no Auditório do 7

Descrição: As Marcas são Negócios! E como tais, devem ter uma gestão estratégica adequada para gerar valor à elas. Neste painel, as marcas, de expressão nacional e internacional, apresentam os desafios enfrentados para se destacarem no mercado em que atuam, suas estratégias e os resultados obtidos. O participante terá a oportunidade de conhecer o  branding na prática e as principais tendências na área.


Marcelo Leite - Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS /Brasil

Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Atualmente é Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS.  Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Site: https://www.wmccann.com/


Júlio Eggers - Diretor Administrativo e Marketing  da Bebidas Fruki S.A. /Brasil

Formado em Administração de Empresas (UFRGS). Cursou o Open Innovation na University of California, em Berkeley. MBA Executivo na Insper (em curso). É Diretor Administrativo e de Marketing da Bebidas Fruki S.A., representando a 4ª Geração da família na empresa. Foi presidente do Comitê de Marketing da Amcham Porto Alegre.

Site: https://fruki.com.br/


Camile Bertolini Di Giglio - Diretora da Gota Limpa /Brasil

Formada em Administração de Empresas pela UFRGS, com foco em Finanças; MBA em Gestão de Marketing pela ESPM e MBA Internacional em Branding & Business pela Univates. Foi a primeira empresária a receber o prêmio de Empresário do Ano do Carrinho Agas, em 2016. É Diretora da Gota Limpa e Diretora de Indústria da ACIL.

Site: http://www.gotalimpa.com.br/


Breno Strussmann - Diretor Geral da MERCUR S.A /Brasil

Formado em Administração de Empresas pela PUCRS, MBA e especializações em instituições como a FGV, FDC, INSEAD Singapura, Amana Key, Kaospilot e Schumacher College no Reino Unido. Atua como Facilitador e Diretor Geral da MERCUR S.A. Em sua caminhada de constantes aprendizagens vem atuando na facilitação colaborativa de talentos, planejamento estratégico e gestão de projetos & processos, em empresas de negócios comerciais e industriais - nacionais e internacionais, nas áreas de importação/sourcing e exportação, marketing/branding, logística, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Site: https://www.mercur.com.br/


3. Painel: Digital Branding

Dia 17 de abril, das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria

Descrição: McLuhan já dizia no século passado que "O Meio é a Mensagem". E o que dizer das plataformas digitais que são essenciais para a vida de uma marca? Como funcionam? Quais são as principais tendências? Como sobreviver neste mundo digitalizado? Responder estes e outros questionamentos é o objetivo deste painel, que é formado por profissionais responsáveis por grandes marcas que irão apresentar os casos mais exemplares do Digital Branding.


Romana de Oliveira - Diretora de Mídia WMcCann e Observatório de Marcas  /Brasil

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, com especialização em Branding pela UMayor e Universidade Feevale. Especialista em Mídias e Marketing Digital, com ampla experiência em campanhas integradas de comunicação. Atua no mercado de propaganda há 18 anos, onde construiu sua carreira na área de mídia, trabalhando em agências e players de comunicação como NBS, Loducca, Grupo RBS e MI4 Mídia. Foco de atuação nos segmentos de educação, telecom, varejo e moda. Atualmente também é participante do Grupo de Mídia RJ e Observatório de Marcas.

Site: https://www.wmccann.com/


Rafael Mendez - Chief Experience Officer /Brasil

Graduado em Design Gráfico e de Produto, com Especialização em Marketing Digital, pela UdaCity Califórnia e Planejamento Estratégico pela Miami Ad School. Com mais de 20 anos no mercado publicitário nacional e internacional, planejou e criou projetos e campanhas para marcas como: FIFA, Coca-Cola, Olympikus, Diadora, P&G, L’oreal, Renault, Hermés, Toyota, Fiat, TIM, Oi, Vivo, Urban Decay, Heineken, Infoglobo, TV Globo, Globosat, entre outras.

Mediador:

Francisco Mas - UMAYOR - zeBRAND/Chile, Observatório de Marcas e professor do MBA Branding & Business

Diretor de Estratégia e Comunicação na zeBRAND Experience; ex Country Manager para Chile em SocialMe; ex Diretor de Pós-Graduação de Comunicação da Facultad de Comunicación y Diseño, Instituto de Comunicación y Nuevas Tecnologías, na Universidad Mayor; ex Gerente Editorial para Iberoamérica na 365 CORP., Reino Unido. Doutor em Comunicación Organizacional pela Universidad de Málaga, na Espanha. Mestre em Estudios Avanzados en Publicidad y Comunicación Audiovisual pela Universidad de Málaga, na Espanha. MBA em Comunicación y Diseño Multimedia, Tracor, The Arts Institute, Madrid, Espanha. Diplomado Internacional em Comunicación Empresarial, Universidad Pompeu Fabra, Barcelona, ​​Espanha. Licenciado em Comunicación Social y Periodista, Universidad Diego Portales, Chile. Professor e Licenciado em Filosofiapela Pontificia Universidad Católica, Chile. Acadêmico investigador em Comunicação Estratégica; Gestão de Marca e Sociedade da Informação. Membro fundador do Observatório de Marcas. Professor do MBA Internacional Branding & Business.

Site: https://www.zebrand.cl/

Currículo: https://www.linkedin.com/in/franciscojaviermasfernandez//


4. Painel Marcas & Inovação

Dia 17 de abril, das 9h às 12h, no Auditório do Prédio 11

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=thb_6sQOQRU&feature=youtu.be

Descrição: A inovação é fundamental para as marcas e está presente em todos os setores. Este painel tem como objetivos apresentar os casos de sucessos de grandes, médias e pequenas empresas, privadas e públicas, e debater como aproveitar as oportunidades de crescimento, analisando os movimentos em prol das marcas de cidades e seus  benefícios.


Gustavo Hansel - CEO da GH Branding /Brasil e EUA

Formado em Design Gráfico pela Unijui. Pós-Graduado em Psicologia do Consumidor pela ESPM - SP. Pós-Graduado em Branding & Business pela Univates. Especialista em Trademarketing pela ESPM/RS. Mestrando em Neurodesign pela IADE/Portugal. CEO da GH Branding. Consultor do Sebrae RS em design e branding. Investidor Anjo.

Site: https://www.agenciagh.com.br/

Currículo: https://www.linkedin.com/in/gustavohansel/


Simone Stülp - Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates /Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Atuou na área de gestão universitária. Foi Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da Univates (2005-2008), vinculada principalmente a temas ligados à pesquisa e inovação tecnológica. Atualmente é diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, tendo atuado como diretora administrativa e coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - TECNOVATES. Tem experiência na área de Química Ambiental, Engenharia de Materiais e Tecnologia versus Inovação, com bolsa de Produtividade - DT CNPq, em Tecnologias Ambientais. Atuou como diretora administrativa/financeira da Reginp - Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - e na Diretoria de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado - ACIL. Atualmente é presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - Fapergs.

Tecnovates: https://www.univates.br/tecnovates/

Pro_Move: http://promovelajeado.com.br/

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529Y9


Juliano Polese - vice-prefeito de Lages/SC /Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense (1996) e Mestrado Profissional em Administração pela mesma instituição (2009). Atualmente é Vice-prefeito do município de Lages, em Santa catarina, onde foi Vereador e Secretário Municipal de Saúde, de 2008 a 2012. É professor titular da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Tem experiência na área de administração, com ênfase em Administração Global.

Parque Tecnológico Órion:  http://www.orionparque.com/

Tropeiros Lages: http://www.orionparque.com/

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4139930Y9


Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre /Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989); Mestre em Engenharia Civil/Construção (PPGEC/UFRGS, 1994) e PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance (Leeds University/UK, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Diretor da Escola de Engenharia (2012-2020), Diretor do CEPED/RS e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres). Foi Coordenador do Comitê de Engenharias da FAPERGS; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)(2009-2013); Secretário da Associação Sul Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE); e Presidente e Presidente de Honra da Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación (ALCONPAT Internacional). Presidente e Secretário da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e Diretor e Membro do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). É membro honorário do IBAPE-RS e membro do IABMAS Brasil, do CBDB, da ABECE e do American Concrete Institute (ACI), além de representante da ABNT no Comitê ISO TC71 e consultor ad-hoc de diversas entidades de fomento. Tem experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia civil, com ênfase nos temas: durabilidade e vida útil de estruturas; patologia das construções; concretos especiais; materiais compósitos avançados de engenharia; reforço e reparo estrutural; análise, teste e modelagem de sistemas estruturais; ensaios não destrutivos; efeitos de altas temperaturas em estruturas; segurança contra incêndio e pânico; perícias e desempenho; e avaliação de sistemas construtivos. Além disso, atua na área de Prevenção de Desastres e Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades.

Pacto Alegre: https://pactoalegre.poa.br/

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4782635Z3

Mediador:

Sandro Lucas - MBA Branding & Business /Brasil

É sócio-diretor de Marketing e Inovação do Grupo A Hora. Formado em Gestão de Empresas na Univates e atualmente cursa MBA Internacional de Branding & Business na Univates. Possui mais de 12 anos de experiência na área de comunicação e vendas.

Site: https://jornalahora.com.br/

Currículo: https://www.linkedin.com/in/sandro-lucas-474b1a138//

12h

Horário de Almoço

13h30min às 16h30min

Grupos de Pesquisa GPs

Estratégias de Construção e Consolidação das Marcas

Local: Auditório da Reitoria

Transparências de Marca e Reputação - Coordenador: Dr. Fernando Olivares Richard

Local: Sala de Empreendedorismo - 106/2

Proteção e Avaliação da Marca

Local: Sala 110/2

Tendências de Branding

Local: Sala Temática de Contabilidade

Ética e Sustentabilidade

Local: Sala Temática de Contabilidade /  Prédio 12

Marcas e Negócios

Local: Sala Temática de Finanças/  Prédio 12

Discurso da Marca e Ideologia Richard

Local: Sala Temática de Recursos Humanos

Metodologias para Pesquisa e Gestão da Marca

Local: Lab de Letras /  Prédio 7

Internacionalização de Marcas

Local: Sala Temática de Relações Internacionais

Panorama das Marcas

Local: Lab de História Prédio 7

16h45min às 18h

Coffee Break & Lançamento de Livros

Local: Hall da Biblioteca

18h30min às 20h30min

4. Workshop: Criatividade Estratégica

Processo Criativo Orientado pela Estratégia: Percepção, Estratégia e Design

Dia 17 de abril, das 18h30 às 20h30, na sala 110/2

Descrição: este workshop fornece ao participante uma experiência prática sobre os fundamentos da percepção e como nossa mente processa os estímulos sensoriais.

Conteúdo: como acontece a construção visual e sensorial das marcas através de decisões de significado e não somente estéticas; como a construção imagética e da memória podem direcionar todas as ações da marca para os públicos de interesse; e como estruturar os elementos perceptivos da marca, para seja percebida dentro do propósito do empreendimento.


Cecília Consolo - Consolo & Cardinali Design /Brasil

Cecilia Consolo é designer atuante e estrategista de marcas. Como designer foi uma das pioneiras na especialidade de gestão de marcas no Brasil muito antes do termo “branding” se popularizar no país. Atua profissionalmente há 40 anos nos setores de comunicação e gestão da identidade corporativa de grandes empresas. Tem atuado diretamente com marcas nacionais e multinacionais. Iniciou sua carreira como estagiária em 1979 na agência J. W. Thompson de São Paulo, logo em seguida como diretora de arte nas agências SPOT Propaganda e MHS Comunicação. Em 1981 foi contratada como “designer” na americana Ideal Standard Wabco, onde era responsável pela identidade da marca corporativa nos pontos de venda de todo o Brasil. Exerceu a mesma atividade na DECA do grupo DURATEX e posteriormente assumiu a supervisão das marcas SOMMER, ALLIBERT e MODELLE.                

Em 1987 fundou seu próprio escritório de design: CONSOLO & CARDINALI DESIGN, onde seus empregadores anteriores passaram a ser seus clientes. É um  escritório de design dedicado, que concentra sua atuação no design estratégico, gestão de marcas, planejamento, comunicação estratégica, e todas as formas de expressão de uma marca; desde o logotipo, sistema de identidade, passando pelo desenvolvimento de produtos até a embalagem.

Cecilia Consolo possui a visão sistêmica sobre planejamento de marca, estratégia de identidade, gestão e inovação continuada, principalmente para a criação e continuidade de produtos e serviços. É professora de design desde 1998, passando pelas instituições FAAP, SENAC e FACAMP, nos cursos de graduação e pós-graduação. Sempre manteve a atuação profissional em design e a academia em equilíbrio, o que a permite um embasamento pleno e atualizado em ambas as atividades. Atualmente se dedica a consultoria e realiza workshops in company, leciona nos cursos de pós graduação da FIA – Fundação Instituto de Administração; BSP – Business School de São Paulo; Sustentare Escola de Negócios; e na Universidade MACKENZIE nos cursos de pós-especialização.         

Site oficial: http://www.consoloecardinali.com.br/

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737285Y2

Mediador:

Catarina Lelis - University West of London /Inglaterra e professora do MBA Branding & Business /Brasil.

É PhD em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Porto e pela Universidade de Aveiro/Portugal, mestra em Gestão do Conhecimento e Inovação pela Universidade de Aveiro e licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Atualmente é professora pesquisadora na London School of Film, Media and Design e na University of West London e coordenadora dos Mestrados em Brand Design e Innovation, Brand Design Research Cluster Lead da University of West London. Autora de diversos artigos científicos e de vários livros técnicos na área do design. Organizações profissionais: membro da Portuguese Society of Communication Sciences Association; cofundadora e membro efetivo da Portuguese Association for Innovation and Creativity in Organisations; membro efetivo da Portuguese Association of Designers, da National Designers Association e do Observatório de Marcas. Ganhadora do prêmio IdeaPuzzle como a melhor pesquisa portuguesa em design (PhD research). Professora do MBA Internacional Branding & Business, 6a. Edição.

Currículo: https://www.uwl.ac.uk/users/catarina-lelis


5. Workshop: Como construir um marca sonora

Dia 17 de abril, das 18h30 às 20h30, na sala 110/2

Vídeo: https://youtu.be/uI_AtnYO75o

Descrição: Os participantes vão conhecer os princípios do audio branding e as diferenças entre ele e o sound branding. Aprenderão sobre os processos criativos que envolvem som e marca e técnicas de como construir um audiologo.


Ticiano Paludo - PUCRS /Brasil

Doutor em Comunicação Social pela PUCRS (2017) e docente na mesma instituição. É coordenador da Especialização em Produção Musical: Comunicação e Entretenimento da Escola de Comunicação, Artes e Design FAMECOS (PUCRS). Pesquisa temas relacionados à arte, semiótica, soundbranding, música e publicidade. Leciona nos cursos de publicidade e propaganda, design, relações públicas e arquitetura. É produtor musical e sound designer internacionalmente premiado.

É autor do livro "Mitologia Musical: Estrelas, ídolos e celebridades vivos em eternidades possíveis" (Appris, 2017).

Site oficial:https://www.ticianopaludo.com/

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9673442760170181

Mediador:

Thaís Carnieletto Müller - Univates, Observatório de Marcas e professora do MBA Branding & Business /Brasil

Doutora em Direito na Área de Concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Mestra em Direito (2000) e Graduada em Direito (1997) pela mesma Instituição de Ensino Superior. Membro fundador do Observatório de Marcas; membro da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI); membro do Escritório de Relações com o Mercado/NITT/Univates. Atua como professora na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Tem conhecimentos especializados na área de Propriedade Industrial: marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação. Professora do MBA Internacional Branding & Business.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5796237762524719


6. Workshop:  BRCX. Branding e  experiência de cliente - UA_Brandscience /Espanha

Dia 17 de abril, das 17 às 19h, na Sala de Empreendedorismo - 106/2

Descrição:  A Experiência do Consumidor (Customer Experience - CX)  tem se transformado em um fator-chave para o êxito das empresas. Neste workshop se trabalhará o desenvolvimento de uma experiência de cliente, integrada e harmonizada, na plataforma e estratégia de marca.


Fernando Olivares - Universidad de Alicante /Espanha, Observatório de Marcas e professor do MBA Branding & Business

Professor Titular de Comunicação e Identidade Empresarial na Faculdad Económicas y Empresariales da Universidade de Alicante. Foi Diretor da Cátedra de Empresa Familiar da Universidade de Alicante e atualmente é Diretor da Cátedra da Marcas Corporativa da Universidade de Alicante, membro do Grupo de Pesquisa UA_Brandscience, membro fundador do Observatório de Marcas e professor do MBA Internacional Branding & Business na Univates. Autor da primeira tese de doutorado em espanhol sobre "Publicidade, meio ambiente e sustentabilidade". Leciona Nos programas de mestrado e doutorado "marcas en sociedad: valor y valores" na Faculdad Económicas y Empresariales da Universidade de Alicante e em várias universidades da Espanha e Latinoamérica. Membro de DIRCOM (Asociación de directivos de la Comunicación). Investigador do City Reputation Lab. Membro do Comitê Científico de Citymarketing Elx. Diretor acadêmico do congresso internacional Reinventar la Publicidad Turística em Benidorm (2009). Autor de inúmeros artigo e dos livros: "Marcas negras en la era de la transparencia", "Rebelión en las marcas", "Brand placement: integración de marcas en la ficción audiovisual", entre outros. Principais linhas de investigação: gestão de intangível empresarial, branding, consumo e tendências sociais em marcas.

Site oficial: http://fernandolivares.com/sobre-mi/


Alberto Pinillos Laffón - Universidad de Alicante - UA_Brandscience /Espanha Observatório de Marcas

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Alicante, licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid e especialista em Criatividade, Estratégia e Redação Publicitária. Foi redator e diretor criativo de agências de publicidade multinacionais, nacionais e locais de 1983 a 1995. Foi consultor de comunicação corporativa de 1995 a 2009. É professor da Universidade de Alicante e autor de diversos artigos e trabalhos científicos sobre marca e branding. Membro do Comitê Científico Acadêmico da BrandTrends Journal (Espanha) e  membro do grupo de pesquisa da Marca Corporativa, UA_Brandscience.

Currículo: https://cvnet.cpd.ua.es/curriculum-breve/es/pinillos-laffon-alberto/611


Ignacio López de Zamora - Universidad de Alicante - UA_Brandscience /Espanha

É sócio da Small, consultora de branding, design e experiência de marca. Professor Associado da Universidad de Alicante/ Espanha, pesquisador e palestrante em diversos programas de pós-graduação e docente de inúmeros cursos de construção e gestão de marca. Membro do grupo de pesquisa da Marca Corporativa, UA_Brandscience.

Site oficial: http://www.wearesmall.es/

Currículo: https://www.linkedin.com/in/ignaciolopezdezamora?locale=es_ES&trk=tyah


Mediador:

Fernanda Storck Pinheiro - Pró-Reitora de Ensino

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003). Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2000). Professora do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD Mestrado e Doutorado da mesma instituição. Sócia do escritório Brod & Fauri Advocacia. Tem experiência acadêmica na área de Direito, com ênfase em Direito e Processo do Trabalho nos seguintes temas: tutela coletiva, acesso à justiça e direitos fundamentais dos trabalhadores. Tem experiência profissional na área de Gestão Universitária.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778250H7


7. Workshop: Marcas Empáticas

Dia 17 de abril, das 18h30 às 20h30, na Sala Temática de Recursos Humanos 212/12

Descrição:

Vivemos um tempo de grandes fracassos institucionais, criando coletivamente resultados que ninguém deseja. As bases do nosso bem-estar social, econômico, ecológico e espiritual estão afetadas. Esta época requer uma nova consciência e uma nova sustentabilidade das empresas e marcas para enfrentar os desafios de maneira mais consciente, intencional e estratégica. O desenvolvimento dessa capacidade nos permitirá criar um futuro mais sustentável ao longo do tempo.

Nesses ambientes voláteis, incertos e hipercompetitivos, como o atual em que vivemos no mundo, mais do que nunca é importante que as empresas possam estabelecer e manter relacionamentos duradouros com seus públicos de interesse. E, para isso, a empatia é um fator-chave.

Uma marca empática é aquela que possui e usa inteligência emocional e tem a capacidade de ouvir e entender seus públicos verdadeiramente, colocando-se no lugar deles e compartilhando com eles suas necessidades, aspirações e interesses. A Empatia é a capacidade de perceber, compartilhar e  compreender o que é importante para o outro, sem julgar e preocupando-se por sua experiência. Despertar uma nova consciência: as marcas devem se conectar não apenas ao consumidor, mas também com as pessoas e com a sociedade. As marcas podem ter um papel ativo neste novo tempo, o que significa viver bem. A empatia transforma o local em que trabalhamos, a experiência de atendimento ao cliente e a nossa visão de mundo.

As aspirações e motivações que não apenas aplicam-se ao consumidor senão também aos nossos empregados, comunidade e  outros stakeholders têm novas dimensões: 71% dizem que a boa vida é diferente ao que era para seus pais. O que está acontecendo? A autenticidade, qualidade e inovação são mais valorizadas.

O imaginário do aspiracional da boa vida parece estar mudando: da abundância, o grande, o excesso, ao consumo consciente, uma mudança cultural de valores do extrínseco a valores do intrínseco.


Carlos Alberto Pimentel S. Consultor e professor na Universidad MAYOR /Chile

Administrador de Empresa com habilitação em Comercialização Internacional pela PUC Chile. COACH Certificado ICC. Coach Cognitivo Estratégico INTECO. Sócio Consultor e Diretor Geral na Business Consulting S.A. Professor em diversas instituições em programas de graduação e pós-graduação, como os mestrados em Gestão de Design e Inovação e Comunicação Estratégica e Branding, na Universidade Mayor; em Gestão Estratégica da Cadeia de Abastecimento, Logística e Transporte, na USACH FAE; e em Desenvolvimento Organizacional, Gestão e Lideranças na Escola de Negócio da UAI. Ministra cursos especiais de Personal Branding. Foi Diretor do Grupo L’Oreal no Chile, nas Áreas de Operações Produtivas, Comercial, Logística e Distribuição.

Currículo: https://www.linkedin.com/in/carlos-alberto-pimentel-037181b/

Mediador:

Leonel Oliveira - Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS / UNIVATES /Brasil

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo na PUCRS (1998) e  possui especialização em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa (2000)na PUCRS , especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari e Mestre em Comunicação Social (2002) PUCRS. Atualmente é professor do curso de Comunicação Social; Coordenador do curso Superior de Tecnologia em Fotografia; Coordenador da área de Conhecimento das Artes e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS da Universidade do Vale do Taquari  (UNIVATES).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730480Z8


8. Workshop:  Marcas, Negócios e Inovação

Dia 17 de abril, das 18h30 às 20h30, no Auditório da Reitoria

Descrição:

Vivemos num ambiente de complexidade sócio/cultural/econômica, com novos comportamentos, novos produtos e novos serviços. As pressões ambientais, o crescimento populacional e o avanço exponencial da tecnologia impulsionam para novos formatos de negócios. Trabalho remoto e coworking indicam uma nova teia de relações profissionais, com empreendedores donos de sua própria agenda e profissionais independentes - nos últimos dois anos, o Brasil bateu recorde na abertura de novas empresas. As mudanças nas relações de trabalho servem de gatilho para libertar o espírito empreendedor de jovens profissionais qualificados e tecnologicamente alfabetizados.

As velhas fórmulas não funcionam mais, pessoas e organizações não sabem ao certo o que fazer, as respostas precisam ser instantâneas, a inovação e a comunicação estão em todo o lugar. A forma como interagimos com os outros e com as diversas organizações segue se metamorfoseando. Assim como as demandas e expectativas que temos de cada um desses contatos.

Analisamos o papel das marcas e dos negócios. A Visão de público-alvo entra em declínio e a mensagem precisa ser a mesma para todos, com propósito, relevância e pertinência. Hoje, agora, neste momento, vivemos no ritmo mais lento de mudança que iremos experimentar pelo resto de nossas vidas. Não é o momento de permanecer na zona de conforto. É hora de redesenhar o futuro, transformando a informação em conhecimento, conhecimento em vantagem, vantagem em oferta.

Conteúdo: as tendências e perspectivas para construir uma Cultura de Inovação. O papel da marca enquanto ferramenta estratégica e a construção de um propósito único. O negócio enquanto elemento que define a plataforma da marca e sua proposta de valor. O comportamento, métricas e metodologia eficiente para estruturar possibilidades inovadoras.


Valpírio Gianni Monteiro - GAD Consultoria de Marca, WT/S Estratégia de Marca e professor do MBA Branding & Business /Brasil

Técnico Indigenista pela UnB, Arquitetura (Unisinos) e Ciências Sociais (UFRGS). Bacharelado em Filosofia pela Uninter. Designer por formação e convicção. Participação societária no GAD Consultoria de Marca e na WT/S Estratégia de Marca com sede em São Paulo/SP. Prêmios na Costa Rica, Nova Iorque, Londres, Frankfurt e Cannes e Brasil por projetos de construção e gestão de marcas internacionais e nacionais.Integra o Conselho Deliberativo do IVM - Institut pour la Ville en Mouvement, Paris / França. Participa do Conselho Orientador do Instituto Ethos, São Paulo / Brasil. Embajador del Diseño Latino y Membro del Comitê de Diseño na Universidad de Palermo,  Buenos Aires / Argentina. Professor do MBA Internacional Branding & Business na Univates.

Currículo: https://www.linkedin.com/in/valpirio/


Gustavo Guertler - CEO na Editora Belas Letras

Gustavo Guertler se define pelo que não é: não é filósofo, não é psicólogo, não é coach, não é palestrante. Também não é guru do marketing, futurista ou influencer. Ele é, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, apenas gente. E como gente tem suas paixões e uma delas é tornar o mundo um lugar mais criativo por meio de uma estranha tecnologia chamada livro. Essa paixão o levou a ser um dos fundadores da editora Belas Letras, e a criar projetos que juntos venderam mais de 1 milhão de exemplares, entre eles O Papai é Pop, de Marcos Piangers, e Vai Lá e Faz, do futurista Tiago Mattos. Fez MBA em Book Publishing pelo Instituto Singularidades, em São Paulo, e o Yale Publishing Course, pela Escola de Negócios da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Site oficial: https://www.agenciagh.com.br/

Currículo: https://br.linkedin.com/in/gustavo-guertler-689154135

20h45min às 22h30min

Entretenimento - Show com o DJ Mendes de Portugal

A partir das 20h45min. Local: a definir

Vídeo: https://youtu.be/osQuOFAar5o/

Descrição:

No mundo das marcas temos muitas experiências memoráveis. Do conhecimento à diversão, nosso DJ Internacional é também pesquisador, professor, escritor e diretor da Rádio RFM de Portugal, uma das mais premiadas rádios e responsáveis por grandes eventos com o Rock in Rio Lisboa.


António Campos Mendes - Universidade Europeia /Portugal e professor do MBA Branding & Business

Doutor em Ciências da Comunicação pelo ISCSP/Universidade de Lisboa e mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE, de Lisboa. Professor no IADE - Universidade Europeia, palestrante internacional e autor dos livros “Branding - A gestão da marca” e “Branding - A gestão da marca - 2ª edição revista, aumentada e actualizada”. Diretor da rádio RFM, emissora que recentemente obteve diversas distinções, como Superbrand - Marca de Excelência, Marca de Confiança (Seleções do Readers Digest), marca de media em Portugal com maior índice de reputação, (RepTrak) e diversos prêmios de criatividade (Meios & Publicidade, Prémios Sapo). Professor do MBA Internacional Branding & Business.

Currículo: https://www.linkedin.com/in/ant%C3%B3nio-mendes-79ba4a1/

TRANSFERIDO. Data a ser definida brevemente

9h às 11h

2. Palestra: Rio450 - Uma marca aberta para uma sociedade em rede

Dia 18 de abril, das 9h às 11h, no Auditório do Prédio 7

Descrição:

O design estratégico de uma marca vai além de sua visualidade. A marca Rio450 é um dos casos mais emblemáticos de criação, desenvolvimento e implementação de uma identidade protagonista e envolvente, que representa o cidadão carioca e sua diversidade étnica, social e cultural. Ricardo Leite, CEO da Crama, apresentará o processo criativo da marca,  permitindo que o participante conheça o planejamento estratégico da solução de cocriação que encantou pessoas e outras marcas.


Ricardo Leite - CEO e Diretor de Criação na Crama Design Estratégico /Brasil

Ricardo Leite é carioca, designer e sócio-diretor de criação da Crama Design Estratégico, sediada no Rio de Janeiro. Realiza projetos para clientes como: Oi, Vale, GloboNews, Prudential, Bienal do Livro Rio, Ipiranga, BV, Sonangol, H.Stern, Metrô Rio, entre outras grandes marcas nacionais e internacionais, com o destaque para a criação da marca Rio 450 anos. Ao longo de 40 anos de carreira assinou centenas de capas de discos para Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Zé Ramalho, Belchior, Alceu Valença, Tim Maia, Ed Motta, Chico Buarque, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, entre muitos outros grandes artistas.

Apaixonado desde muito jovem pela arte das histórias em quadrinhos, desenhista precoce, estagiou aos 13 anos na histórica EBAL - Editora Brasil América, maior editora de quadrinhos na época. Nas décadas de 1970 e 1980 publicou quadrinhos nas revistas: Vírus, Mosca, Ficção Quadrinhos, InterQuadrinhos, Pipoca Moderna, Spektro, Casa Mal Assombrada e BD Clichy (França). Colecionador de revistas, livros e gibis, reúne atualmente uma grande biblioteca de publicações. no gênero, assim como é É um dos maiores colecionadores de artes originais de artistas brasileiros e estrangeiros, tendo em seu acervo nomes como J.Carlos, Kalixto, Ziraldo, Jaguar, Cássio Loredano, Laerte, Lan, Harold Foster, Schulz, Robert Crumb, Will Eisner, Alex Raymond entre centenas de outros grandes nomes.

Tem participado Participa como palestrante e/ou expositor em eventos no Brasil e no exterior, assim como recebeu prêmios sendo premiado nacional e internacionalmente nacionais e internacionais ao longo de sua carreira como designer.

Tem diversos projetos registrados em livros e publicações brasileiras e internacionais. Autor dos livros: Ver é Compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti como melhor livro brasileiro na categoria Comunicação e Arte em 2004; e Ziraldo em Cartaz, onde analisa o design de cartazes realizados pelo famoso artista brasileiro.

Fez parte do Grupo Consultivo de Design da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2018. Foi membro do Conselho da ABEDESIGN – Associação da Empresas de Design, de 2007 e 2019. Foi Coordenador regional Rio da ADG/Brasil – Associação dos Designers Gráficos, entre 2002 e 2006.

Professor da Fundação Getúlio Vargas, no curso Gestão Estratégica em negócios de Moda, disciplina Moda e Comunicação Visual, assim como foi Professor da Faculdade Rio Branco – MBA Branding, Gestão de Marcas, disciplinas Identidade Visual de Marcas e Design de Ambientes; Professor na Miami AD School / ESPM, disciplina Branding; e professor no Centro Universitário da Cidade entre 1991 e 2012, lecionando aulas de Projeto e sendo Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Site oficial: http://www.crama.com.br/

Currículo Lattes: https://www.linkedin.com/in/ricardo-leite-394363156/


Mediador:

Elizete de Azevedo Kreutz - Univates, Observatório de Marcas e professora do MBA Branding & Business /Brasil

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Univates, especialista em Língua Inglesa e Literatura Americana e Inglesa pela Univates, doutora e mestra em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutora em Discurso Multimodal em Marcas Mutantes pela UnB, em Dimensões Narrativas das Marcas Mutantes pela UWL, em Transparência da Marca pela Universidade de Alicante e em Publicidade na Contemporaneidade pela PUC/CL. Professora-pesquisadora da Univates e professora-pesquisadora convidada em outras instituições nacionais e internacionais. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação, design e branding, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas mutantes, branding, identidades visuais corporativas, design, comunicação, estratégias comunicacionais, pós-modernidade, imaginário, redação, planejamento comunicacional, gestão de marcas, gestão dos processos comunicacionais e internacionalização de marcas. Desde 2000 realiza investigações sobre Marcas Mutantes. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: BrandScience - Cátedra da Marca Corporativa - AU/Espanha; Discursos nas Práticas Sociais - UnB/Brasil; Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder - Ufrgs/Brasil; e Marcas e Marketing - UFRN/Brasil. É diretora da Marcas Mutantes Consultoria. Membro fundador e presidente do Observatório de Marcas. Coordenadora e professora do MBA Internacional em Branding & Business.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739955P0

12h

Almoço

13h30min às 14h

Reunião Geral do Observatório de Marcas

Local: Auditório do Prédio 7

14h às 16h30min

Reunião Geral da Comissão Organizadora

Local: Auditório do Prédio 7

17h

ENCERRAMENTO

Local: Auditório do Prédio 7