II Seminário de Educação Profissional

O II Seminário de Educação Profissional tem como temática a reforma do ensino médio e a educação profissional. O evento visa ser oportunidade de entendimento, debates e reflexões sobre o novo ensino médio, a integração deste com educação profissional, bem como a formação dos professores neste contexto. O Seminário objetiva elucidar aspectos e implicações da reforma do ensino médio a partir da lei 13.415, por meio de discussões com gestores e professores da educação básica e profissional, socializando dúvidas e propondo alternativas de melhorias.

Quando: dias 11 e 12 de maio de 2017

Horário: diversos, conforme quadro abaixo

Onde: na Univates, veja o quadro abaixo (avenida Avelino Talini, n.º 171, bairro Universitário, Lajeado)

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos para alunos, professores, diplomados e funcionários da Univates. Para a comunidade externa interessada em participar a taxa de inscrição é de R$ 25,00. Para se inscrever e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.

Programação do evento:

11 de maio de 2017 - quinta-feira, noite - Teatro Univates

TEMA: Formação Técnica, Mercado de trabalho, Competências profissionais

Momento Cultural

- Formação Técnica, Mercado de trabalho, Competências

Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes - Superintendente Executivo Educação AESC

- Mesa de debate com empresários da região do Vale do Taquari

12 de maio de 2017 - sexta-feira, manhã e tarde - Auditório do Prédio 11

Sexta-feira, manhã - 8:00 às 12:00

TEMA: A reforma do ensino médio e a educação profissional

Credenciamento dos participantes

ABERTURA

Carlos Cândido da Silva Cyrne - Vice-Reitor / Pró-Reitor de Ensino da Univates, Presidente da Fuvates

- PALESTRA Reforma do Ensino Médio: Perspectivas e Incertezas

Gabriel Grabowski - Professor e pesquisador da Universidade Feevale

Coffee break

Mesa Redonda 1 (debatedores)

- Cláudia Denis Alves da Paz - Assessora Técnica COEM/SEB/MEC

- Domingos Antônio Buffon - Presidente do CEEd/RS

- Greicy Weschenfelder - Coordenadora da 3ª CRE

- Bruno Eizerik - Presidente do Sinepe/RS

- Morgana Domênica Hattge - Coordenadora do curso de Pedagogia da Univates

- MEDIADORES: Gabriel Grabowski, Edí Fassini

Sexta-feira, tarde - 13:30 às 16:00

TEMA: Desafios e perspectivas da formação de professores

PAINÉIS:

- A formação do professor da Educação Profissional

Margareth Fadanelli Simionato - Coordenadora de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA

- A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional

Mareli Lurdes Regelin - Diretora de Ensino da Fundação Escola Técnica Liberato

- O Pibid e a formação de professores para a educação básica

Cristiane Antonia Hauschild - Coordenadora Institucional do PIBID Univates

Mesa Redonda 2 (debatedores)

- Cláudia Denis Alves da Paz - Margareth Fadanelli Simionato - Mareli Lurdes Regelin

- Cristiane Antonia Hauschild - Greicy Weschenfelder

- MEDIADORES: Edí Fassini, Edson Moacir Ahlert

ENCERRAMENTO

• Coffee break

Programação em PDF

Público-alvo: docentes e gestores da educação básica e da profissional, estudantes e professores de licenciaturas, público em geral.

Coordenação do evento: a atividade é organizada pelo professor mestre Edson Moacir Ahlert, por meio do Centro de Educação Profissional e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 200 vagas.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5587.

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line: você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 7 (sete) dias após a realização do evento, por meio do Portal de Inscrições da Univates: clique no botão de inscrições acima e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados  7 (sete) dias após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença online, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades nas quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início do evento.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o Setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou e-mail abaixo.

20 de abril de 2017 | eventos@univates.br