II Seminário de Educação Profissional

O II Seminário de Educação Profissional tem como temática a reforma do ensino médio e a educação profissional. O evento visa ser oportunidade de entendimento, debates e reflexões sobre o novo ensino médio, a integração deste com educação profissional, bem como a formação dos professores neste contexto. O Seminário objetiva elucidar aspectos e implicações da reforma do ensino médio a partir da lei 13.415, por meio de discussões com gestores e professores da educação básica e profissional, socializando dúvidas e propondo alternativas de melhorias.

Quando: dias 11 e 12 de maio de 2017

Horário: diversos, conforme quadro abaixo

Onde: na Univates, veja o quadro abaixo (avenida Avelino Talini, n.º 171, bairro Universitário, Lajeado)

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos para alunos, professores, diplomados e funcionários da Univates. Para a comunidade externa interessada em participar a taxa de inscrição é de R$ 25,00. Para se inscrever e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.

Programação do evento:

11 de maio de 2017 - quinta-feira, noite - Teatro Univates

TEMA: Formação técnica, mercado de trabalho, competências profissionais

19h10min

Momento cultural

19h40min às 21h30min

Debate:

- Formação técnica, mercado de trabalho, competências

Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes - Superintendente Executivo Educação AESC

Debatedores: empresários da região do Vale do Taquari

12 de maio de 2017 - sexta-feira, manhã e tarde - Auditório do Prédio 11

Sexta-feira, manhã - das 8h às 12h

TEMA: A reforma do Ensino Médio e a educação profissional

Credenciamento dos participantes

8h30min

ABERTURA

Carlos Cândido da Silva Cyrne - vice-reitor, pró-reitor de Ensino da Univates e presidente da Fuvates

8h40min às 9h40min

PALESTRA

Reforma do Ensino Médio: perspectivas e incertezas

Palestrante - Gabriel Grabowski - professor e pesquisador da Universidade Feevale

9h40min às 10h?

Coffee break

Mesa Redonda 1

Representante Secretaria de Educação Básica do MEC

- Domingos Antônio Buffon - presidente do CEEd/RS

- Marta Ribeiro Bulling - diretora pedagógica da Suepro/RS

- Greicy Weschenfelder - coordenadora da 3a CRE

- Bruno Eizerik - presidente do Sinepe/RS

- Morgana Domênica Hattge - coordenadora do curso de Pedagogia da Univates

- MEDIADORES: Gabriel Grabowski e Edí Fassini

Sexta-feira, tarde - 13h30min às 16h

TEMA: Desafios e perspectivas da formação de professores

13h30min às 14h30min

PAINÉIS:

- A formação do professor da Educação Profissional

Margareth Fadanelli Simionato - coordenadora do Núcleo de Formação Docente do Centro Universitário Metodista IPA

- A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional

Mareli Lurdes Regelin - diretora de Ensino da Fundação Escola Técnica Liberato

- O Pibid e a formação de professores para a educação básica

Cristiane Antonia Hauschild - coordenadora institucional do Pibid Univates

14h30min às 16h

Mesa Redonda 2 (debatedores)

Marta Ribeiro Bulling, Margareth Fadanelli Simionato e Mareli Lurdes Regelin, Cristiane Antonia Hauschild e Greicy Weschenfelder

- MEDIADORES: Edí Fassini e Edson Moacir Ahlert

ENCERRAMENTO

• Coffee break

Público-alvo: docentes e gestores da educação básica e da profissional, estudantes e professores de licenciaturas, público em geral.

Coordenação do evento: a atividade é organizada pelo professor mestre Edson Moacir Ahlert, por meio do Centro de Educação Profissional e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 200 vagas.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5587.

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line: você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 7 (sete) dias após a realização do evento, por meio do Portal de Inscrições da Univates: clique no botão de inscrições acima e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados  7 (sete) dias após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença online, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades nas quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início do evento.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o Setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou e-mail abaixo.

11 de maio de 2017 - quinta-feira, noite - Teatro Univates

- O Pibid e a formação de professores para a educação básica

Cristiane Antonia Hauschild - coordenadora institucional do Pibid Univates

14h30min às 16h