Formação de professores em processos de ensino e de aprendizagem em Ciência Química

A formação de professores busca o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química, e, para isso, propõe-se analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química. Esta atividade é uma das ações do projeto de pesquisa Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Serão realizados encontros presenciais na Univates em datas previamente definidas. Os professores também realizarão atividades em suas escolas em diferentes períodos do calendário escolar. As atividades nas escolas serão consideradas atividade a distância (EAD).

Quando: diversas datas, confira na relação abaixo

Horário: 8h às 12h

Onde: sala 200 do Prédio 3 da Univates (rua Avelino Talini, 171, bairro Universitário, Lajeado)

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos. Para inscrever-se no evento e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.

Programação:

Atividade

ATIVIDADE 1 - Primeiro encontro - ideias prévias

Eniz Conceição Oliveira, Miriam Ines Marchi, Adriana Magedanz; Jane Herber

ATIVIDADE 2 – Parte 1 -

Estratégias vinculadas ao processo de ensinar e aprender

Eniz Conceição Oliveira, Miriam Ines Marchi, Jane Herber

ATIVIDADE 2 – Parte 2-Estratégias vinculadas ao processo de ensinar e aprender

Miriam Ines Marchi, José Claudio Del Pino, Jane Herber

ATIVIDADE 3  – Parte 1 - Planejamento

Miriam Ines Marchi, Adriana Magedanz, José Claudio Del Pino

ATIVIDADE 3 – Parte 2 - Planejamento

Miriam Ines Marchi, Adriana Magedanz

ATIVIDADE 4 - Parte 1, 2, 3  - Desenvolvimento do planejamento e análise

Com os professores na escola

Eniz Conceição Oliveira, Miriam Ines Marchi, José Claudio Del Pino

Escola

Atividade 5 -PensaQui – Parte 1 professores

Daniela R. da Silva, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino

Será divulgada em breve

ATIVIDADE 8 - Parte 4 – Seminário de apresentação

Eniz Conceição Oliveira, Miriam Ines Marchi, José Claudio Del Pino, Jane Herber, Vanessa Vian, Adriana Magedanz

Univates, na sala 200/3

Saiba mais sobre os ministrantes:

Resumo das qualificações

Miriam Inês Marchi

Doutora em Química - Universidade Federal de Santa Maria

José Claudio Del Pino

Doutor em Engenharia - Química de Biomassa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Eniz Conceição Oliveira

Doutora em Química - Ufrgs

Jane Herber

Mestra em Educação, Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Adriana Magedanz

Mestra em Ensino de Ciências Exatas - Univates Docente da Univates

Vanessa Vian

Mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - Univates

Daniela Rodrigues da Silva

Doutora em Ciências - Ufrgs

Docente do IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas/RS

Público-alvo: professores de química do ensino básico de escolas da região do Vale do Taquari.

Coordenação do evento: a atividade é organizada pela professora doutora Miriam Inês Marchi, por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 30 vagas.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5047.

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line: você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 14 dias úteis após a realização do evento, por meio do Portal de Inscrições da Univates: clique no botão de inscrições acima e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados 14 dias úteis após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença on-line, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades das quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início da atividade.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail abaixo.

16 de maio de 2017 | eventos@univates.br