O Vale em Movimento

Postado em 24/11/2017 17h08min e atualizado em 28/11/2017 09h19min

Por Artur Dullius

Com a plateia tomada pelos baixinhos, o município de Teutônia recebeu, nesta sexta-feira, dia 24, o primeiro dia de atividades do evento Ciranda Cultural: O Vale em Movimento. O Centro Administrativo do município foi palco de diferentes atrações, como dos Grupos Folclóricos Alemães Tanzen Macht Freund e Origens e os grupos de dança La Kombita e do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola. No momento, a cultura alemã ganhou evidência por meio da dança e da gastronomia.

Artur Dullius

Prestes a completar 17 anos, Arthur Ruschel, integra o Grupo Tanzen Macht Freund há pouco mais de um ano. A oportunidade de participar surgiu a partir do convite de um primo e hoje faz parte da rotina do jovem. Segundo Ruschel, os ensaios acontecem uma vez por semana e o grupo costuma se apresentar de três a quatro vezes por mês, levando a cultura alemã para cidades do Vale do Taquari e também de Santa Catarina. “Logo me identifiquei com o grupo. Gosto muito de participar”, afirma.

Antes das apresentações, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, ressaltou a aproximação da Univates com o município. “É com imensa alegria que recebemos este evento organizado pela nossa Universidade do Vale do Taquari, que cada vez está mais próxima da nossa cidade. Essa é uma oportunidade de aproximarmos a nossa cultura da comunidade”, disse Brönstrup.

O evento, que está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, Pró-cultura RS, segue, neste sábado e no domingo, com atividades no Centro Cultural Univates. No sábado as atrações envolvem a cultura italiana, com o Grupo de Danças Italianas Tutti Fratelli e Grupo Folclórico Italiano La Barca, e no domingo a gaúcha, com os CTGs Querência de Arroio do Meio e Tropilha Farrapa.

Confira a sequência da programação

25/11 - Folclore Italiano
Palco Principal
13h30min: Grupo de Danças Italianas Tutti Fratelli
14h30min: Gastronomia Univates
15h30min: Grupo Folclórico Italiano La Barca
16h30min: Oficina de Dança Italiana

Palco Central
13h30min: Cia Artte
14h: Paratimbum
14h30min: Grupo de Danças Folclóricas de Estrela (GDFAE)

15h: Cemef - Teutônia
15h30min: Cia Artte
16h: Cemef - Teutônia
16h30min: Paratimbum
17h: Grupo de Danças Folclóricas de Estrela (GDFAE)

26/11 - Tradição Gaúcha
Palco Principal
13h30min: CTG Tropilha Farrapa
14h30min: Gastronomia Univates
15h30min: CTG Querência de Arroio do Meio
16h30min: Oficina de Dança Gaúcha

Palco Central
13h30min: Espaço da Arte
14h: Gdefe
14h30min: Cemef - Teutônia
15h: Cia Artte
15h30min: Gdefe
16h: Cemef - Teutônia
16h30min: Espaço da Arte
17h: Cia Artte

Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.