1

Escolher o país e a Instituição conveniada com a UNIVATES onde tem interesse de realizar intercâmbio.

2

Acessar o site da Instituição estrangeira e verificar o curso e as disciplinas que almeja cursar. Indica-se que o aluno busque por disciplinas a serem aproveitadas, posteriormente, quando do retorno à Univates.

3

Realizar a inscrição para a seleção, por meio do sistema de inscrições.

4

O aluno passará por entrevista com a Diretoria de Relações Internacionais e a coordenação de curso. Juntamente com a análise dos documentos, este será um critério para a decisão sobre sua participação no Intercâmbio.

5

A Diretoria de Relações Internacionais emitirá parecer, por e-mail, indicando o aluno para a realização do intercâmbio, ou não.

6

Se aprovado, o aluno deve elaborar o Plano de Estudos contendo a relação das disciplinas que deseja cursar, com os respectivos programas de ensino, carga horária e duração. O plano de estudos deve ser elaborado com auxílio do coordenador do Curso. Em casos especiais, cabe à DRI, em conjunto com a coordenação do curso, decidir qual a providência a ser tomada.

7

A DRI agendará uma reunião com os alunos selecionados para repassar informações pertinentes à documentação necessária a postulação na instituição de origem; visto; alojamento; seguro-saúde, entre outros processos.

8

Diretoria de Relações Internacionais encaminhará ao Coordenador do Curso a proposta de intercâmbio do aluno, o qual, após análise, emitirá parecer.

9

Os documentos para a postulação são encaminhados, pela DRI, para a instituição de origem, a qual analisará a documentação e dará um parecer final, acompanhado de uma carta de aceite.

10

De posse da aprovação e da carta de aceite, o aluno deve providenciar visto, passagem, documentação complementar necessária para o intercâmbio, bem como hospedagem, quando o convênio não contemplar este item.

11

O aluno deve assinar termo de compromisso declarando estar ciente que deverá trazer a seguinte documentação no seu retorno, se desejar encaminhar pedido de aproveitamento de disciplinas:
1. Histórico de notas, contendo a relação de disciplinas cursadas e aprovadas. Este documento deve ter a informação sobre a nota/conceito obtido, bem como a carga horária das disciplinas;
2. Ementas das disciplinas cursadas, contendo os conteúdos trabalhados. - No retorno, o aluno deve apresentar imediatamente a sua documentação na DRI, para conferência, e após encaminhar o seu pedido de aproveitamento de disciplina(s) no setor Atendimento Univates.

12

No retorno, o aluno deve apresentar imediatamente a sua documentação na DRI, para conferência, e após encaminhar o seu pedido de aproveitamento de disciplina(s) no setor Atendimento Univates.