Laboratório de Tecnologia em Gastronomia

O Laboratório de Tecnologia em Gastronomia destina-se ao desenvolvimento da prática profissional, com orientações técnicas para viabilizar a vivência prática e desenvolver diversas habilidades culinárias, que vão desde o preparo de pratos das culinárias regional, brasileira e internacional, até o aprendizado sobre cozinha de criação e degustações. São realizadas aulas práticas para turmas de no máximo 15 alunos, onde exercem atividades práticas de Gastronômicas, como Técnicas de Cozinha Nacional e Internacional e Restaurante, Cozinha Fria e Cozinha Quente, Confeitaria e Panificação, oferecendo condições de estudo dos alimentos, quanto à seleção, classificação, aquisição, pré‐preparo, métodos de cocção, preparo e armazenamento destes insumos alimentares.
 
Este laboratório auxilia na execução de atividades que visam formar e aprimorar o aluno na prática profissional, com técnicas de cocção, preparo e conservação de alimentos em geral, técnicas de uso e manutenção preventiva de utensílios e equipamentos de cozinha, técnicas de cortes de carnes, cocção e bases de cozinha e técnicas culinárias das cozinhas internacional, regional brasileira, light e diet, confeitaria e panificação. A divisão de turmas é imprescindível, tanto pelo aspecto pedagógico, como por questão de segurança, tendo em vista o manuseio de alimentos, bebidas, equipamentos que oferecem risco de acidente, utensílios cortantes, altas temperaturas, pressão e com chama.

Normas do laboratório

Área total: 125,97 m²
Principais recursos: balanças, batedeiras, fogões, fornos, liquidificadores, multiprocessadores, câmara de fermentação, freezer, geladeira
Localização: Sala 515 do prédio 9 - Centro de convivência, administração e bancos
E-mail: labgastronomia@univates.br