Câmara de Vereadores premia estudante por projeto da nova sede

Postado as 2018-10-22 11:09:16

Por Matheus Chaparini (Jornal A Hora) / Redação

O estudante do terceiro semestre de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Márcio Bender, foi o vencedor do concurso promovido pelo Legislativo de Lajeado.  Ao todo, foram apresentados nove projetos para a construção da sede própria. Como premiação, o estudante recebeu R$ 3 mil.

A nova sede ficará no terreno da antiga praça Mário Lampert, na rua Julio May, uma área de 1,8 mil metros quadrados que pertence à câmara. Bender projetou um edifício de quatro andares mais um subsolo, onde estão previstas vagas de estacionamento para os vereadores.

No térreo, fica a recepção e serviços que a população costuma acessar com maior frequência, como a ouvidoria. O segundo andar é destinado ao plenário, com espaço para 250 pessoas. Ao fundo, uma sala para reuniões entre os vereadores. O plenário tem a fachada translúcida, para passara ideia de transparência. Nos dois andares superiores, ficam os gabinetes e outros setores da casa como controladoria e jurídico.

Matheus Chaparini

Projeto com os pés no chão

Matheus Chaparini

Uma das exigências do concurso era que a execução da obra não ultrapassasse R$ 6,5 milhões. O estudante explica que, apesar de ser um bom valor, não havia margem para muita criatividade além das exigências.

"Tentei seguir o que foi pedido. Um projeto com os pés no chão, para — não passar o orçamento. Não teve muita invenção, nada de supérfluo", afirma Bender. A construção foi pensada para ocupar metade do terreno. O restante será ocupado por vagas de estacionamento para o público. Pensado para o futuro, o projeto conta com 22 gabinetes, contando com o aumento da população e, consequentemente, do número de representantes.

Sobre o concurso

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de Lajeado, promoveu o concurso voltado a estudantes da área para a criação de um projeto da nova sede da Câmara de Vereadores de Lajeado.

O objeto do concurso consistiu na elaboração da proposta de um Plano Norteador, para a nova sede da Câmara de Vereadores de Lajeado, o qual será cedido aos técnicos responsáveis pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo do município de Lajeado, com a finalidade de servir como diretriz para um futuro projeto da nova sede. O plano deveria ser executável em um terreno de 1.837,23 m², situado na rua Júlio May, no bairro Centro, em Lajeado, respeitando o custo estimado de R$ 6.500.000,00.