Estudante de Arquitetura é premiado em concurso

Postado as 2018-11-05 15:24:38

Por Natália Bottoni

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates já receberam muitos prêmios! Somado a isso está o último concurso realizado, em outubro, pela Câmara de Vereadores de Lajeado em parceria com a Universidade do Vale do Taquari, no qual o estudante Márcio Ricardo Bender foi o vencedor. O projeto se refere à nova sede da Câmara, que será construída na rua Julio May (antiga praça Mário Lampert). O aluno, que está cursando o terceiro semestre da graduação, recebeu premiação de R$ 3 mil pelo seu trabalho.

Divulgação

No total, nove projetos de estudantes do curso da Univates foram apresentados. Bender idealizou um edifício de quatro andares com um subsolo, no qual estão previstas vagas de estacionamento para os vereadores. No térreo estão a recepção e os serviços que a população acessa com mais frequência. O segundo andar é destinado ao plenário, com espaço para 250 pessoas, além de uma sala para reuniões entre os vereadores. Nos dois andares superiores estão os gabinetes e outros setores da casa, como a controladoria e o setor jurídico.

Pensado para o futuro, o edifício tem 22 gabinetes, contando com o aumento da população com o passar dos anos e, consequentemente, a ampliação do número de representantes. A construção deve ocupar metade do terreno, sendo o restante do espaço preenchido por vagas de estacionamento para o público visitante.

Uma das exigências do concurso era que a execução da obra não ultrapassasse R$ 6,5 milhões para ser construída. Bender afirma que seguiu o que foi solicitado: pensou “com os pés no chão” para não exceder o valor do orçamento.

O projeto é referência para outro edital que será aberto, sem data prevista, que definirá o trabalho final a ser executado. Para viabilizar a construção, defende-se que seja realizada a troca de imóveis pertencentes ao município pela execução da obra ou seja feita parceria público-privada. Hoje, a Câmara funciona em um prédio alugado na avenida Benjamin Constant, com despesas mensais em torno de R$ 20 mil.

Saiba mais sobre o nosso curso