Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa Univates & Você completa cinco anos

Postado as 30/08/2019 13:29:22

Por Júlia Amaral

Criado com o intuito de aproximar a comunidade regional e a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o programa Univates & Você completa cinco anos em 2019. O projeto disponibiliza serviços e espaços do campus, como pista atlética, Biblioteca e espaço de coworking, para quem não é estudante, funcionário ou professor da Instituição. Hoje, quase 2 mil pessoas estão vinculadas ao programa. Os serviços mais acessados são a pista atlética, Biblioteca e Bicivates. Por meio do programa, a pista atlética recebe em média 45 pessoas por dia. 

A atividade física faz parte da rotina do casal Nathércia Rafaela Peixoto Xavier e Fernando Becker. Duas vezes por semana eles treinam na pista atlética da Univates. “É legal vir aqui correr porque você sabe que é um piso bom, sabe que está cuidando da sua saúde. Eu fiz duas cirurgias no joelho, então eu sei que aqui estou correndo em um piso que vai absorver os impactos”, afirma Becker. Para Nathércia, o esporte foi um divisor de águas. Aos poucos ela começou a frequentar a academia, parou de fumar e começou a correr e perdeu 20 kg. 

Tuane Eggers

Quando iniciou sua nova rotina, Nathércia passou a integrar o grupo de corrida Galgos. Foi então que ela descobriu a pista atlética da Univates. “A pista nos dá condições para treinar com segurança em vários aspectos. Há as questões da qualidade da pista e também de segurança física, especialmente para as mulheres”, salienta. Com amplo horário de atendimento, a pista possibilita bons momentos aos atletas. “Às vezes a gente para o treino pra ver o sol nascer”, conta Nathércia. De segunda a sexta-feira, a pista está aberta das 6h às 13h e das 16h à meia-noite.

Além da pista atlética da Univates, o casal também utiliza a Biblioteca e as Bicivates. Assim como eles, quem aproveita os espaços do campus é o pernambucano Fernando Luis Pereira Vitorio, que mora em Lajeado há 34 anos. 

“Eu não sou aluno, mas tenho acesso a essa estrutura toda que é muito importante. Já vai fazer quatro anos que usufruo desse programa e estou muito contente”, conta. Segundo Vitorio, seu filho e sua esposa também utilizam o Univates & Você. 

Para Vitorio, a interação entre Universidade e comunidade é muito importante. “Eu tenho muito o que agradecer à Instituição, porque é um espaço aberto à comunidade que eu não imaginava que ia fazer tão bem para mim”, diz.

Como funciona

O usuário pode escolher o período de adesão: três, seis, nove ou doze meses. É possível receber o cartão do Univates & Você em casa ou retirá-lo no Atendimento Univates ou no Núcleo de Educação Continuada. Segundo a coordenadora de Relacionamento do setor de Marketing e Comunicação, Caroline Pfingstag, o projeto também é uma oportunidade para que diplomados mantenham o vínculo com a Universidade. Ao circular pelo campus é mais fácil saber os eventos e programações que acontecem na Instituição. 

Após o pagamento da taxa de inscrição, o usuário tem direito a um crédito, que pode ser utilizado na primeira mensalidade de uma atividade do Complexo Esportivo ou como desconto na inscrição em um curso de Educação Continuada da Univates. 

Para mais informações, acesse https://www.univates.br/univatesevoce ou entre em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5177.