Tour Virtual Univates disponibiliza mais três prédios

Postado em 01/03/2013 17h30min

Por -

Nesta sexta-feira, dia 1º, foram disponibilizados mais três prédios no Tour Virtual Univates, que pode ser acessado pelo site www.univates.br/tourvirtual. Além dos prédios 1, 2, 3, 11 e 12, que foram disponibilizados no último mês de dezembro, agora também podem ser visualizados os prédios 7, 8 e 9.

Pioneiro no Brasil em instituições de Ensino, o projeto mostra a estrutura da Instituição em 3D. Os usuários podem caminhar pelo câmpus de Lajeado e visualizar a infraestrutura do local, com uma representação muito próxima da realidade. Além disso, os principais laboratórios podem ser visualizados em fotos panorâmicas.

Uma das novidades da versão atualizada do Tour Virtual é que o usuário não necessita mais voltar ao menu para visitar outro módulo. “Antes, quando o usuário estava no Prédio 1 e chegava na Biblioteca, deveria voltar ao menu para visitar mais prédios. Agora, ele pode simplesmente pular a cena e seguir um passeio único”, explica a coordenadora da equipe dos Portais Univates, jornalista Elise Bozzetto.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Univates, professor João Carlos Britto, salienta o objetivo de facilitar aos alunos a localização dos prédios no câmpus. “A ideia era trabalhar essa explicação de uma maneira que fosse a linguagem deles, e a linguagem deles é a linguagem virtual. É toda a tecnologia dos jogos digitais voltada para um passeio no Tour Virtual da Univates”, ressalta.

Um dos alunos integrantes da equipe responsável pelo desenvolvimento do tour é Rodrigo Balbueno, acadêmico de Publicidade e Propaganda na Instituição. Conforme o estudante, além de adquirir o programa e contratar equipe para elaborar o projeto, também foram feitos estudos de planta baixa, de terreno e dos prédios. “Nosso principal objetivo é manter o tour o mais fiel e realista possível, e por isso não poupamos detalhes”, afirma.

O projeto foi desenvolvido integralmente pelo Setor de Marketing e Comunicação da Univates, sem terceirização de serviços. A equipe responsável pela programação e desenvolvimento do tour é composta por alunos e diplomados da Univates: Alexandre Höllermann, estudante de Arquitetura e Urbanismo; Rafael Mallmann, aluno de Engenharia de Controle e Automação; Arthur Lehdermann, acadêmico de Engenharia da Computação; Rodrigo Balbueno, estudante de Publicidade e Propaganda; Vanessa Fluckseder, aluna de Design; e Elise Bozzetto, diplomada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing.

Além da visita on-line, o Tour Virtual também oferece a opção de download. O próximo espaço a ser modelado é o Complexo Esportivo da Univates, que deve ser disponibilizado no segundo semestre deste ano.

Reprodução