Univates apresenta novidades na XIX Expovale

Postado em 06/11/2014 11h14min

Por Nathália Braga

A Univates tem presença confirmada na XIX Feira Industrial, Comercial e de Serviços (Expovale). De 7 a 16 de novembro, a Instituição conta com um estande localizado no pavilhão 2, próximo a um dos acessos às exposições. Entre as novidades no espaço da Univates estão o Globo de Led's, a TV Holográfica e computadores disponíveis para inscrição no Vestibular de Verão e no programa Univates & Você.

Conforme a integrante do setor de Marketing e Comunicação da Univates, Luana Germano, a participação na Expovale busca aproximar a Instituição da comunidade, além de valorizar o evento expositivo de maior expressão regional. “Levamos um pouco do que temos na Univates para que os visitantes possam explorar nosso estande”, destaca.

Desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação, Eduardo Augusto Lieberknecht, Eric Augusto Ruebenich de Quadros e Augusto Wolf, o Globo de LED's é a segunda geração de um projeto interno desenvolvido para as feiras de 2012 da Univates. A versão atual, quando ligada, forma imagens. Conforme os responsáveis pelo projeto, o Globo de Led's poderia ser utilizado em áreas de grande circulação de pessoas, como estádios de futebol, para substituir os telões que contêm milhões de leds. “A proposta poderia gerar o mesmo efeito utilizando nem um por cento desta quantidade”, destaca Lieberknecht.

O estudante também está ligado ao projeto da TV Holográfica, em conjunto com o docente Alexandre Wolf. Eles iniciaram o trabalho neste semestre. Trata-se de uma estrutura que, por meio de um jogo de vidros, causam a ilusão da imagem ser formada no ar, dentro de uma cúpula. Um software controla a rotação de imagens em 3D para que sejam exibidas em cada face dos vidros. A ideia do projeto é utilizar esse método de ilusão para fins publicitários, vista a possibilidade de colocar um objeto real dentro da cúpula e integrar o real com o virtual.

Segundo Lieberknecht, ambos os projetos têm forte apelo visual, que atraem a atenção do público mesmo sem o entendimento de princípios e das tecnologias envolvidas. “Houve uma ótima aceitação dos projetos na Mostratec em Novo Hamburgo neste ano, com pessoas retornando em outros dias trazendo amigos e parentes para conhecerem os projetos”, afirma.

Na parte externa da feira, haverá visitação ao Planetário Móvel da Univates, um projeto de extensão em Astronomia que permite a observação do céu sob o ponto de vista de qualquer lugar do Planeta Terra. A atividade possibilita ver o céu das perspectivas dos polos, do Equador e dos hemisférios Norte e Sul.

A Univates também participa de eventos que integram a Expovale. No dia 11 de novembro, às 19h ocorrerá a entrega da bonificação aos vencedores do 1º Prêmio de Design Construmóbil Univates (Desmob). O grupo que conquistou o primeiro lugar receberá R$ 2,5 mil, enquanto as equipes da segunda e terceira colocações ganharão R$ 1,5 mil e R$ 750,00, respectivamente.

Após, às 20h, na arena de shows, inicia-se o 1º ExpoFashion. O evento consiste em um desfile de moda da coleção verão 2015, organizado por acadêmicas dos cursos de Design de Moda e Estética e Cosmética da Univates. A passarela será vitrina para as lojas e marcas Atelier Lahó, Flora Darde Acessórios, Mepase, Luma Confecções, Amaró Fashion Store, Mileidy, Mar de Lama Calçados, Lojas Dullius, Óptica Wilson, Rola Moça, Caoba Fashion e Carmen Steffens.

Haverá também o concurso “Uma Noite com Maria Antonieta”, além da arrecadação de roupas de verão a serem doadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruzeiro do Sul.

Texto: Nathália Braga

Globo de LED