Univates reúne rondonistas da Operação Forte dos Reis Magos

Postado em 29/03/2016 14h45min

Por Bruna Alves

Olhares repletos de expectativas e sorrisos empolgantes marcaram o primeiro encontro entre os selecionados para o Projeto Rondon 2016. O grupo da Univates que participará da Operação Forte dos Reis Magos reuniu-se na última segunda-feira, dia 28 de março, para entender melhor os objetivos do plano de integração e conhecer os colegas que compõem a equipe. Os rondonistas desenvolverão ações sociais na cidade de Montanhas, no Rio Grande do Norte, de 8 a 24 de julho.

Os estudantes selecionados para a operação fazem parte de oito cursos: Bruna Lais Alves (Jornalismo), Fabiane Gerhard (Engenharia Ambiental), Felipe Gustavo Kuhn (Ciências Biológicas - Bacharelado), Letícia Berté (Direito), Marcela Fischer (Letras - Português/Inglês), Mateus Lorenzon (Pedagogia), Mateus Vorpagel (Engenharia Elétrica) e Michele Reckziegel (Estética e Cosmética).

Com o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população, as ações do Projeto Rondon são executadas por discentes que participam de maneira voluntária durante todas as atividades planejadas. As propostas englobarão quatro eixos: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia; e Produção.

Entre 60 universidades inscritas no conjunto B para o Projeto Rondon 2016, a Univates classificou-se em quinto lugar, posição que mantém a imagem positiva da Instituição perante o Ministério da Defesa, que coordena o projeto.  Há ainda o conjunto C, que abrange a área da Comunicação, e o conjunto A, que envolve a área da saúde.

O planejamento das atividades a serem desenvolvidas em Montanhas será realizado nos próximos encontros, após a viagem precursora da coordenação do Projeto Rondon na Univates a esse município, que ocorre no período de 03 a 09 de abril.

Saiba mais sobre o Rondon
As ações do Projeto Rondon são realizadas em regiões prioritárias de atuação, que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto prioriza as regiões norte e nordeste do Brasil. Em termos gerais, o Projeto Rondon objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o sentido de responsabilidade social e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Texto: Bruna Alves
Crédito da foto: Artur Dullius
Os estudantes selecionados para a operação fazem parte de oito cursos

Artur Dullius