Cursos relacionados à economia criativa desenvolvem revista

Postado as 12/04/2019 10:51:54

Por Isabel Pavan

Tuane Eggers

O mercado de trabalho exige capacidade e flexibilidade para trabalhar em equipe. Com o intuito de aprimorar essas habilidades, os cursos relacionados à economia criativa do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) desenvolveram uma forma de integrar os estudantes de Design, Design de Moda, Fotografia e Publicidade e Propaganda. A ideia é que, juntos, os acadêmicos desenvolvam uma revista abrangendo conhecimentos adquiridos até o terceiro semestre dos cursos. Este é o primeiro ano em que essa integração é colocada em prática.

Segundo o coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod, cada disciplina tem autonomia para suas atividades específicas, mas reserva espaços no cronograma para que os estudantes se reúnam e realizem o projeto. A revista faz parte do eixo integrador “Gráfico-visual” do currículo dos cursos, abordado em disciplinas de terceiro semestre. Além desse, também são desenvolvidos os eixos “Interativo-digital” e “Colaborativo-interdisciplinar”, no quinto e sétimo semestres, respectivamente.

A iniciativa fomenta o espírito empreendedor e amplia a visão dos estudantes na medida em que os coloca em contato com realidades com as quais não estão acostumados
Rodrigo Brod

O processo tem funcionado da seguinte forma: as turmas foram divididas em cinco grupos conforme os papéis necessários para o desenvolvimento da revista. De acordo com o professor, as equipes foram desafiadas a desenvolver integralmente uma proposta de revista destinada ao público de 18 a 35 anos, voltada à cultura, ao comportamento e à moda. Todos os elementos para a realização do trabalho devem ser buscados ou criados pelos integrantes, que inclusive devem contatar os anunciantes, entrevistados, modelos, gráficas e demais atores envolvidos no projeto. Ao final da disciplina, todas as propostas serão avaliadas e uma delas será efetivamente colocada em circulação, com distribuição gratuita no campus da Univates.

“Uma grande troca de conhecimento”

Para os estudantes de Design Luiz Pedro Prisco Costa e Stephanie Goulart, que estão participando da atividade, a experiência adquirida tem sido válida para sua formação profissional. “Sou da opinião de que se aprende fazendo. Não tem como passar por um curso de graduação sem ter experiências e práticas. É o momento de errar, de ouvir críticas e extrair o máximo de conhecimento que os professores oferecem aos alunos”, comenta Luiz Pedro.

Stephanie garante que o trabalho é um desafio, mas representa a realidade do mercado de trabalho quando trata da relação entre as diversas áreas da criatividade. “Aqui criamos nossas próprias redes de contato entre os colegas, podendo conhecer novas referências e entrando em contato com a rotina de outros cursos”, comenta.

Luiz Pedro e Stephanie concordam que o curso de Design os preparou para esse momento, com realização de trabalhos em grupo, experimentação, exercícios e leituras. “Estamos com a lição de casa bem alinhada para contribuir para o projeto”, ressalta Luiz Pedro. Para ambos os acadêmicos, é grande a expectativa de chegar ao final da disciplina com um trabalho finalizado e bem feito.