Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto Patrimônio Vivo inicia atividades com ação em Cruzeiro do Sul

Postado as 24/04/2019 17:22:56

Por Elise Bozzetto

Nesta semana tiveram início as atividades do projeto de extensão da Univates Patrimônio Vivo, vinculado ao programa de extensão Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social. As ações estão sendo realizadas no município de Cruzeiro do Sul, por meio de parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes e com a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

 

A primeira ação aconteceu na última terça-feira, dia 23. Na ocasião, foram apresentados o projeto, a aprendizagem proporcionada aos estudantes e o impacto esperado na comunidade. As ações estão sendo organizadas pela equipe do projeto em conjunto com secretária da pasta, Anelise Assmann, com o secretário da Assistência Social e Habitação, Ubirajara da Silva Marques e com a coordenadora dos grupos de terceira idade, Elaine Schneider, que atuam com grupos organizados do município. A primeira ação ocorreu no Salão de São Rafael e envolveu a comunidade e os voluntários.

SAIBA MAIS AQUI

 

Conforme a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do projeto, “este momento da ação permite novas aprendizagens em relação ao patrimônio material e imaterial da nossa região, sendo este um momento para conhecer os saberes presentes em cada comunidade, as tradições, costumes e edificações ou marcos de relevância na cidade, que ainda estão vivos na memória coletiva. Após as rodas de conversa, seguimos pela comunidade em uma rota exploratória, a fim de identificar possíveis edificações de interesse histórico-cultural e compreender como se dá o desenvolvimento da nossa região e suas comunidades rurais. Com certeza a extensão é uma via de mão dupla, fundamental na formação do estudante, que gera uma aprendizagem muito mais significativa, mas também gera, com a mesma força, um enorme impacto na comunidade”.

O projeto atua em mais dois municípios desde o ano passado: Forquetinha e Santa Clara do Sul. A equipe é composta pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo Jauri dos Santos Sá e pelas bolsistas Caroline Nichel e Djulia Marder. A próxima ação está agendada para 13 de maio, no turno da noite, em Cruzeiro do Sul.


Estudantes interessados em atuar como voluntários no projeto podem se inscrever pelo e-mail patrimoniovivo@univates.br.