Projeto Patrimônio Vivo realiza ações interdisciplinares

Postado as 05/11/2019 16:30:01

Por Redação

O projeto de extensão da Univates Patrimônio Vivo, coordenado pela professora Jamile Weizenmann e vinculado ao programa de extensão Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social, dá continuidade a suas atividades neste semestre nas cidades de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul.

Divulgação

Em parceria com a disciplina Arquitetura e Patrimônio, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, foi realizada uma ação com o grupo de terceira idade Lebenserfahrung no último dia 23 de outubro na comunidade de Sampainho, em Santa Clara do Sul.

De acordo com Jamile, as ações do projeto visam à inserção do estudante na cultura regional, para que ele aprenda sobre as tradições, costumes e tudo que representa o patrimônio cultural.

As atividades envolvem a aprendizagem de técnicas construtivas ao conhecer as edificações remanescentes das imigrações alemã, italiana e açoriana no Vale do Taquari. Em sua maioria, as edificações que estão sendo reconhecidas são de técnica enxaimel e compõem um legado muito importante para nossa história
Coordenadora do Patrimônio Vivo, Jamile Weizenmann

Divulgação

Outras disciplinas da graduação também estão envolvendo estudantes como voluntários no projeto, como História da Arquitetura Brasileira, Evolução Urbana e Estudos Sociais e Ambientais. Ao longo deste ano, a equipe do projeto tem difundido as atividades realizadas em eventos importantes como o I Seminário Internacional sobre Patrimônio Histórico, o 20º Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ambos em Porto Alegre, e o XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, em Cruz Alta.

Na próxima semana o projeto será apresentado no II Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, em Cachoeira do Sul. As ações e a produção de artigos têm sido desenvolvidas em conjunto com o projeto de pesquisa voluntário Para Além dos Muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, coordenado pelo professor Jauri Sá.

As próximas ações do Patrimônio Vivo estão agendadas para 12 de novembro, em Santa Clara do Sul, e 27 de novembro, em Cruzeiro do Sul, no turno da tarde. Estudantes interessados em participar do projeto como voluntários podem se inscrever pelo e-mail patrimoniovivo@univates.br.

A equipe do projeto é composta pela professora coordenadora Jamile Weizenmann, pelo professor colaborador Jauri Sá, pelas bolsistas Caroline Nichel e Luíze França e pela voluntária de pesquisa Andressa Carnevalli.