Projetos de extensão da Univates oferecem oficinas on-line para alunos da Educação Básica

Postado as 20/07/2020 13:42:10

Por Da redação

Ao longo dos meses de maio e junho, a equipe do projeto de extensão Feira de Ciências, Pesquisa e Inovação, com o auxílio do projeto de extensão Aplicativos Computacionais, ambos vinculados à Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizou cinco oficinas para alunos da Educação Básica. Para os organizadores das atividades, nos últimos meses, há necessidade de integrar cada vez mais os recursos tecnológicos no planejamento das aulas e buscar alternativas para diversificar os processos de ensino e de aprendizagem, de modo a aproximar alunos, professores e a Universidade.

Kilian Cauê Diemer

As duas primeiras oficinas, realizadas de forma on-line, tiveram como objetivo auxiliar alunos a entender como funcionam algumas ferramentas de gravação e edição de vídeos. Houve uma participação significativa, incluindo vários professores, principalmente na oficina de gravação de vídeos, que foi realizada no dia 26 de maio. Nos dias 9 e 16 de junho foram realizadas oficinas de química, que tiveram como enfoque reações de simples e dupla troca, estequiometria e precipitação de produtos. As atividades foram transmitidas do Laboratório de Química da Univates e buscaram aproximar a teoria e a prática, além da aproximação com aplicativos computacionais relacionados com as temáticas abordadas.

No dia 23 de junho ocorreu uma oficina que abordou os estados físicos, as transformações e o ciclo da água. Para fins explicativos, foram realizados experimentos com os alunos de forma síncrona. Participaram da atividade on-line estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas do Vale do Taquari, que surpreenderam os organizadores das oficinas de forma positiva. No final da oficina os alunos puderam utilizar um aplicativo para a simulação do ciclo da água.

Concomitante a isso, os bolsistas dos projetos desenvolveram um material disponibilizado às escolas com o intuito de aprimorar os conhecimentos por meio de experimentos. Os roteiros de aulas experimentais com sugestões de vídeos e atividades são compartilhados por meio em pastas do Google Drive. Também são disponibilizados materiais de Ciências, Matemática e Química com enfoque na Educação Básica. Para o Ensino Médio, a equipe organizou exercícios que auxiliassem os alunos nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa forma, montou-se uma planilha de monitoramento das pastas. Os organizadores das oficinas contam que perceberam uma crescente nos pedidos para realizar as atividades em escolas que houve municipais, estaduais e privadas, de diferentes cidades.

Kilian Cauê Diemer

A parceria estabelecida entre os dois projetos de extensão permite qualificar as ações, que têm como enfoque a experimentação e o uso de recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Para a participação dos alunos nas oficinas, semanalmente é enviado e-mail para as escolas, com a programação das ações do programa de extensão Ciências Exatas e Engenharias da Univates, com o link de acesso ao Google Meet, neste caso para as oficinas síncronas. Os e-mail para contato são: feiradeciencias@univates.br e aplicativos.computacionais@univates.br.