Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates investe em mais um projeto na área de energia renovável

Postado em 17/06/2014 09h17min

Por Tuane Eggers

A Univates está investindo em mais um projeto inovador na área de energia renovável: uma árvore solar fotovoltaica. Trata-se de uma estrutura em formato de araucária, árvore símbolo do sul do Brasil, que transforma a energia do sol em energia elétrica limpa e renovável. Durante o período da Copa do Mundo, a árvore solar está exposta na cidade de Porto Alegre.

 

Após o evento, será instalada no câmpus da Univates, em Lajeado.
 
A estrutura permite a recarga de baterias de celular, notebooks e câmeras fotográficas digitais. Além disso, pode ser utilizada como sistema de sinalização, ponto de iluminação local e até mesmo como ponto de acesso à internet sem fio. Durante a realização do evento esportivo, a estrutura também carrega as baterias do veículo ciclomotor elétrico utilizado por agentes autorizados, que circulam pelo Caminho do Gol, de forma silenciosa e sem emissões de gases poluentes.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Biorreatores da Univates, professor doutor Odorico Konrad, a árvore foi construída com o objetivo de demonstrar para a comunidade ações simples e sustentáveis que podem ser úteis no dia a dia. A energia é armazenada em um conjunto de duas baterias localizadas na parte interna da árvore, fornecendo a carga necessária para iluminação noturna e para carregamento de equipamentos eletrônicos, por meio de um cabo universal.

A árvore tem as dimensões de 4,40m de altura, tronco de 0,37m apoiado em uma base flangeada enterrada a 1,20m de profundidade, com oito placas fotovoltaicas de 50W cada, além de outras quatro placas de 30W cada, totalizando 520WP. A ação foi desenvolvida pelas empresas LLBC e OZ Engenharia, de Porto Alegre, em parceria com a Univates e a SECOPA, visando incentivar práticas sustentáveis previstas nos requisitos da FIFA.

Durante a tarde do último domingo, 15 de junho, dia do primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre, torcedores de diversas nacionalidades já utilizaram a estrutura para carregar seus celulares. A árvore permanece até o dia 13 de julho na Praça da Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Tribunal de Justiça/RS, próximo ao shopping Praia de Belas. Depois disso, será instalada na Univates para que a comunidade acadêmica possa usufruir de suas utilidades.

Texto: Tuane Eggers

 

Durante a Copa do Mundo, árvore solar está exposta em Porto Alegre

Eduardo Bellanca

Árvore solar fotovoltaica permite recarga de baterias de aparelhos eletrônicos

Eduardo Bellanca

Notícias Relacionadas