Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor português relata sua vivência na URSS durante seu desmembramento

Postado em 13/08/2014 21h40min

Por Tuane Eggers

Na noite desta quarta-feira, dia 13, o professor doutor português Francisco Teixeira Pinto Dias ministrou a palestra “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS): uma experiência de vida” na Univates. Ele viveu na URSS durante o seu desmembramento e, durante a palestra, trouxe relatos dessa vivência.

Em sua fala, Dias explicou que não foi para a URSS por motivos puramente ideológicos, mas sim para estudar Bioquímica. No entanto, ao longo do tempo, mudou para a área da Psicologia. Ao relatar sua experiência no estado socialista, disse que seu primeiro choque, entre muitos, foi o gastronômico. “Moscou é uma cidade desumana, no sentido de ser sobre-humana, porque tem muita gente na cidade. Comecei a perceber que o maior ganho que eu tinha em estar na União Soviética era por estar em um país diferente e vivenciar outra cultura”, ressaltou o palestrante.

De acordo com ele, os russos possuem comportamentos extremos. “Outro aspecto importante dos russos é que é muito difícil saber o que eles realmente pensam”, destacou Dias. Sobre a questão do comunismo, o palestrante disse que ser comunista era uma questão de conveniência na URSS.

Dias falou que a primeira vez que retornou ao país depois dessa experiência, na década de 1980, foi recentemente. “A minha motivação pessoal foi tentar conhecer os russos pós-soviéticos”, explicou ele, acrescentando que os russos estão tentando recompor sua identidade. “As ideologias repetem do passado o que mais lhes convêm. É isso o que Putin está a fazer, está a reescrever a história”, afirmou.

Para o palestrante, o que unia os soviéticos era o inimigo externo, e o que une os russos continua sendo o mesmo. “Essa dicotomização de que 'quem não está conosco está contra nós' é um traço comum dos russos”, complementou.

Dias é licenciado em Psicologia pela Universidade Lomonosov, na Rússia, mestre em Psicologia Social pela Universidade do Porto, em Portugal, e doutor em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan, na França. Durante mais de duas décadas, foi docente e investigador nas áreas da Psicologia Social em prestigiadas instituições de Portugal. Sua tese de mestrado foi publicada em livro, intitulado “Rumor – A realidade improvisada”.

O evento foi promovido pelo curso de História e pelo curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Branding & Business da Univates.

 

 

Texto: Tuane Eggers

Francisco Dias abordou relatos de sua vivência na União Soviética na década de 1980

Tuane Eggers

Francisco Dias abordou relatos de sua vivência na União Soviética na década de 1980

Tuane Eggers

Francisco Dias abordou relatos de sua vivência na União Soviética na década de 1980

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas