Em palestra, professor chileno apresenta marcas que inspiram

Postado em 12/12/2014 13h55min

Por Nicole Morás

As questões emergentes relacionadas à gestão de marcas e à responsabilidade social foram abordadas, na última quinta-feira, dia 11, durante evento realizado pelo MBA Internacional em Branding & Business da Univates. Na ocasião, o professor chileno Sebastián Goldsack Trebilock, que integra o corpo docente do curso, abordou os desafios que as empresas enfrentam.

Para Trebilock, as marcas socialmente responsáveis, geralmente, são associadas a organizações não governamentais (ONG) e a fundações, mas a proposta da palestra foi, justamente, ver o assunto relacionado a empresas. “Até hoje muitas empresas se sentem muito bem por estarem fazendo como manda a teoria tradicional do marketing, de que uma única ideia deve ser adaptada para os diversos meios. A partir do momento que todas as empresas fazem algo tido como uma vantagem competitiva, elas deixam de ter vantagem competitiva sobre as demais”, afirmou.

“Estamos chegando em uma época em que cada pessoa é um alvo e que os consumidores passam a ser meios de comunicação. Com isso, se torna mais importante o que o consumidor diz da empresa, do que ela própria comunica”, disse. Ele acrescentou que o marketing está chegando à geração 3.0, na qual o mais importante são as histórias e o trabalho em camadas.

Com alguns cases como exemplo, Trebilock afirmou que há diferença entre fazer um produto e ser uma marca. “Um produto bom é a base. Uma Coca-Cola, por exemplo. Sem branding, ela seria apenas um produto”, sugeriu. Ele citou exemplos da Nike, Benetton e Wal-Mart para mostrar como as empresas podem inspirar as pessoas, mesmo não sendo ONG's.

“Essas empresas fazem isso porque é um bom negócio, é uma vantagem competitiva de longo prazo, bem mais do que os produtos que vendem. O homem é essencialmente bom, só precisa de algo em que acreditar e essas marcas oferecem isso”, acrescentou. O professor apresentou, ainda, a importância das marcas expressarem os valores em que acreditam. “Valor não é valor se fica embaixo do colchão”, finalizou.

A coordenadora do curso, Elizete de Azevedo Kreutz, aproveitou a atividade para anunciar oficialmente o lançamento do II Congresso Internacional de Marcas/Branding: Conexões e Experiências, que acontece na Univates de 1º a 3 de outubro de 2015.

O evento reuniu as duas turmas do MBA realizadas até então e foi anunciada a terceira edição do curso, que receberá inscrições a partir de 5 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria da Pós-Graduação, pelo telefone 3714-7000, ramal 5412.

Convênios para mestrado
A vice-reitora do IADE – Universidade Criativa de Lisboa, doutora Cristina Caldeira, abriu o evento apresentando a possibilidade de os egressos do MBA em Branding & Business realizarem estudos complementares na sua universidade com o grau de mestrado. Segundo ela, cada caso será avaliado individualmente e os interessados poderão ter até 60 créditos europeus aproveitados. “Os currículos de vocês apresentam mais do que o máximo que é visto na graduação em Portugal, de tal forma que a carga horária do último ano de graduação no Brasil e o curso de especialização podem somar até metade da carga horária dos nossos mestrados”, explicou.

De acordo com Cristina, os egressos do curso deverão fazer um ano de estudos para a obtenção do título de mestrado, sendo que as disciplinas devem ser cursadas em Portugal e a dissertação pode ser feita no Brasil com coorientação de um professor local. A vice-reitora apresentou, ainda, o escritório do IADE responsável por fazer a inserção dos estudantes no mercado, inclusive com oportunidades remuneradas. “Também existe a opção de realizar estágios em empresas internacionais após a conclusão do curso, por um período de 2 a 12 meses”, concluiu.

Além de Portugal, os estudos do MBA em Branding & Business poderão ter continuidade também na Universidad del Pacífico, no Chile. Conforme a coordenadora da especialização doutora Elizete de Azevedo Kreutz, com essas opções, o curso abre portas para a América Latina e para a Europa.

Texto: Nicole Morás

Primeira turma do MBA Internacional em Branding & Business

Segunda turma do MBA Internacional em Branding & Business

Coordenadora do MBA, doutora Elizete de Azevedo Kreutz