Centro Cultural está entre as obras mais importantes do país

Postado em 08/06/2016 09h10min

Por Artur Dullius

O Centro Cultural Univates foi selecionado, recentemente, entre as 100 obras de arquitetura mais importantes do Brasil. O concurso foi realizado pela ArchDaily, uma das mais importantes e populares revistas eletrônicas de arquitetura da América Latina. Além do complexo arquitetônico da Instituição, fizeram parte da seleção obras de todas as categorias, desde casas até centros culturais.

Conforme Igor Fracalossi, editor de projetos da ArchDaily, os projetos selecionados serão convertidos em casos de estudo e referência para milhões de arquitetos, estudantes e jornalistas que estejam buscando o mais importante da arquitetura brasileira. “Essa seção terá maior visibilidade e exposição dentro da nossa página, aumentando exponencialmente o impacto global e oportunidades futuras que cada projeto possa gerar”, comenta.

Autora do projeto pelo escritório Tartan Arquitetura, Camila Mirapalhete explica que esse foi um projeto recheado de simbolismo, marcando uma passagem para novos tempos da Instituição. “Foi solicitado um projeto que teria de ser impactante mas ao mesmo tempo acolhedor, ser monumental mas sem causar medo aos visitantes. Uma instalação que fosse grandiosa e arrojada, mas também familiar a todos da região”, explica.

Para o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o Centro Cultural coloca a região no roteiro de grandes espetáculos culturais. “O Centro Cultural era um projeto antigo da Univates que sempre foi tratado com muito carinho. O primeiro projeto tem mais de 10 anos e foi aperfeiçoado com o tempo, pois nossa ideia era fazer algo para marcar e impactar a Instituição”, ressalta Lazzari.

Questionada sobre a sensação de ver o espaço concluído, passados dois anos da inauguração, Camila explica: “É muito gratificante quando passo pela área nos finais de semana e vejo toda a população usufruindo do local. Sem dúvida, é uma grande realização como arquiteta”.

Os critérios para seleção das obras foram designados pelo próprio e-zine. Entre eles, algumas das variáveis mais influentes são: pageviews do projeto nas páginas, interações dos usuários e tempo médio de um usuário por projeto.

As publicações originais, foram atualizadas e fazem parte da nova seção exclusiva da revista. Os novos materiais, possibilitam que os leitores do e-zine tenham o melhor de cada obra. “Isso significa que as obras escolhidas não serão somente as mais importantes, mas também as que têm o melhor conteúdo”, conclui Fracalossi.

Saiba mais

Inaugurado há dois anos, o Centro Cultural conta com aproximadamente 10 mil m² de construção. O complexo arquitetônico abriga a nova biblioteca, com espaço para 300 mil livros, teatro para aproximadamente 1.200 pessoas, salas especiais e área de lazer. A proposta arquitetônica do local consiste no cruzamento de dois eixos conceituais que representam a passagem do tempo e a comunidade berço da Instituição, trazendo a ideia arquitetônica de livros abertos em direção ao céu.

Texto: Artur Dullius

Centro Cultural conta com aproximadamente 10 mil m² de construção.

Lucas George Wendt